Veja como trocar seu nome no NOVO RG: passo a passo

A Carteira Nacional de Identidade (CIN) surgiu como uma inovação no cenário brasileiro, introduzindo uma abordagem unificada e nacional para o processo de identificação pessoal. Desde sua concepção por meio de um decreto presidencial em fevereiro de 2022, a CIN tem sido objeto de interesse público e debate, dada sua importância para a segurança e a simplificação dos procedimentos de identificação no país.

Veja mais: RG 2024 Grátis: Veja Como Tirar O Seu Sem Pagar Nada

Antes da implementação da CIN, o sistema de identificação no Brasil enfrentava desafios. Com a emissão de diferentes versões de carteiras de identidade em cada estado, a falta de unificação dos dados tornava a verificação da identidade de um indivíduo uma tarefa complexa e muitas vezes ineficaz.

A chegada da CIN representou uma mudança

Ao consolidar as informações em uma única base de dados nacional, a nova identidade simplifica o processo de verificação da identidade, tornando-o mais eficiente e confiável. O principal destaque desse novo documento é a substituição do antigo Registro Geral (RG) pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o número principal e único de identificação.

No entanto, a transição para a CIN traz consigo uma série de benefícios adicionais tanto para os cidadãos quanto para as autoridades responsáveis pela sua emissão e verificação. Uma das principais inovações é a possibilidade de inclusão de informações adicionais na carteira, como dados de saúde (como tipo sanguíneo e informações sobre doação de órgãos) e a adoção de novos elementos de segurança, como o uso de QR Codes para verificação de autenticidade.

Além disso, a CIN também facilita a mobilidade internacional dos cidadãos, permitindo a entrada em países do Mercosul sem a necessidade de um passaporte, graças à inclusão do código MRZ, que segue padrões internacionais de identificação.

Saiba como obter a nova Carteira Nacional de Identidade

Basta dirigir-se a um ponto de atendimento do órgão de identificação do respectivo estado e seguir os procedimentos estabelecidos. Importante ressaltar que a primeira via do documento, assim como a renovação do RG para a CIN, são realizadas gratuitamente, sendo os custos apenas aplicáveis para a emissão da segunda via.

É fundamental também estar ciente do cronograma de implementação da CIN em cada estado. Até o momento, diversos estados já estão aptos a emitir o novo documento, enquanto outros têm prazo até novembro de 2023 para aderir ao sistema.

Inclusão do nome social na nova Carteira

Embora seja possível realizar essa inclusão, a questão do sexo na identidade tem gerado debates e críticas, especialmente por parte da comunidade LGBTQIAP+. A legislação que envolve esse aspecto da CIN ainda está em desenvolvimento e pode sofrer ajustes para atender às demandas e necessidades dessa parcela da população.

Por fim, é relevante destacar que a CIN está disponível em duas versões: física e digital. Ambas possuem o mesmo valor jurídico e podem ser utilizadas para os mesmos fins. A versão digital pode ser acessada por meio do aplicativo gov.br, oferecendo uma alternativa moderna para a identificação pessoal.

1 comentário
  1. […] Veja mais: Veja Como Trocar Seu Nome No NOVO RG: Passo A Passo […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.