TV ABERTA irá mudar no Brasil em 2025: veja as atualizações
Nesta quarta-feira (3), Juscelino Filho, ministro das Comunicações, revelou que o próximo ano marcará o lançamento do novo padrão de televisão aberta, com o objetivo de transformar o setor por meio da integração total entre os canais de TV e a internet.
Com esse avanço, a experiência de navegação será mais dinâmica, graças à adoção de aplicativos, que substituirão o atual sistema de seleção por números. Isso abrirá caminho não apenas para o acesso a conteúdos ao vivo, mas também para uma gama mais ampla de opções, como séries e jogos, disponíveis para consumo conforme a demanda.
Nova TV aberta
Adicionalmente, haverá uma significativa melhoria na qualidade da imagem, com a transmissão alcançando até 4K via ar e potencialmente 8K pela internet. Isso implica em uma densidade de pixels consideravelmente maior, proporcionando cores mais intensas e imagens mais definidas. Além disso, o contraste será aprimorado com a inclusão de tecnologias como o HDR (High Dynamic Range).
Além disso, os espectadores terão a capacidade de adaptar temas e anúncios nos canais, com o intuito de melhorar a experiência de assistir. Contudo, a migração para o novo formato de televisão deve acontecer de forma progressiva, possivelmente iniciando nas metrópoles.
Mudança em 2025
O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), com o suporte e investimento do Ministério das Comunicações, está à frente das pesquisas sobre os padrões tecnológicos da TV do Futuro. Esses padrões estão sendo desenvolvidos por universidades brasileiras e parceiros da indústria e do setor de radiodifusão, e serão integrados aos televisores produzidos a partir de 2025.
Também foi divulgado pelo Governo Federal o lançamento de linhas de crédito com o propósito de impulsionar a adoção da TV 3.0 no Brasil. Essa iniciativa busca auxiliar as emissoras a investirem na nova tecnologia. Considera-se que essa medida oferece uma oportunidade para as emissoras se renovarem e permanecerem competitivas frente aos desafios do cenário digital.
Veja também: Lula libera kit de TV gratuito no Bolsa Família; saiba como solicitar
Veja também: Como reduzir o consumo de energia da sua TV: guia definitivo
TV 3.0
Conforme Juscelino ressaltou, presenciamos uma das transformações mais aguardadas no setor, que ultrapassa a transição do analógico para o digital. O novo padrão simboliza a fusão completa entre a televisão aberta e a internet, trazendo melhorias substanciais em qualidade de áudio e vídeo. A interatividade proporcionada pela internet será uma vantagem adicional, porém não será um requisito obrigatório para acessar a TV 3.0.
Jean Lima, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), destaca que a TV 3.0 não só representa um avanço tecnológico, mas também uma chance de democratizar a comunicação. Com a inclusão do som imersivo, essa tecnologia oferecerá uma experiência mais cativante para o espectador, possibilitando, por exemplo, a seleção entre diversas fontes sonoras durante a transmissão.
Como uma péssima qualidade que a TV aberta brasileira oferece querem oferecer uma rv de última geração isso é vergoso para não falar que é muito ridículo
Eu Janete gosto muito do canal do SBT e minha mãe da Record tv
Deveriam primeiro arrumar essa porcaria que tá a parabólica banda ku é so nublar o tempo que o sinal desaparece