É arriscado depositar meu dinheiro no NUBANK? Saiba a verdade sobre o banco
O Nubank é amplamente conhecido como o principal banco digital independente global, atendendo a uma base de mais de 40 milhões de clientes em todos os 5.570 municípios do Brasil. Desde 2017, a fintech mantém um fluxo de caixa positivo, o que significa que não requer novos aportes de capital para cobrir suas despesas mensais, garantindo segurança e estabilidade para seus usuários.
As alternativas de depósito disponíveis na conta do banco digital são todas classificadas como investimentos de baixo risco e fornecem garantias aos investidores. Os clientes têm duas opções principais de depósito: a “Conta de Pagamentos” e a “Aplicação em RDB”.
Depósito no Nubank
Na opção “Conta de Pagamentos”, os fundos dos clientes são segregados do patrimônio da fintech e são dedicados exclusivamente a investimentos em Títulos Públicos Federais. Isso oferece um nível de risco semelhante ao de uma aplicação no Tesouro Direto, respaldado pelo Governo Federal.
Em contrapartida, a opção de “Aplicação em RDB” representa a modalidade padrão de depósito disponível na conta. Aqui, os fundos depositados são direcionados para a aquisição de títulos de RDB emitidos pela Nu Financeira, a instituição financeira associada ao Nubank.
Veja também: Como guardar dinheiro no Nubank: conta corrente e nas caixinhas
Veja também: Conta conjunta do Nubank: vale a pena? Saiba como funciona
Segurança do aplicativo
Contudo, apesar do reconhecimento pela eficiência e segurança financeira, em outubro de 2023, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou um relatório apontando a facilidade com que golpistas acessam contas bancárias por meio de aplicativos de celular, levantando preocupações sobre a segurança dos serviços oferecidos pelo Nubank.
Durante o período de teste conduzido pelo Idec, o Nubank foi amplamente citado em reclamações, muitas delas relacionadas a incidentes de acesso remoto não autorizado. O banco esclarece que as circunstâncias do teste diferem de uma situação real de golpe e ressalta a importância de manter o aplicativo constantemente atualizado para garantir camadas adicionais de proteção.
Veja também: O que está acontecendo com o Nubank? Banco perdeu 1,2 milhões de clientes
Veja também: ‘Chamada verificada’: conheça a nova função do Nubank contra golpes
Por fim, o Nubank reitera seu compromisso de priorizar investimentos em segurança ao longo de seus dez anos de existência. O banco enfatiza que esses esforços se traduzem em melhorias contínuas, incluindo o desenvolvimento de ferramentas preventivas que oferecem maior controle aos clientes sobre o uso do aplicativo, além da implementação de sistemas internos avançados para detectar atividades suspeitas.
brenda