O cenário nacional deve se agitar a partir do lançamento do Concurso Nacional Unificado. O chamado “Enem dos concursos” visa preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. As oportunidades vão desde postos de nível médio até nível superior, atraindo candidatos das mais diversas áreas. Entre as posições disponíveis, estão cargos como engenheiro, psicólogo, economista e técnico em comunicação social. Uma parte da atração deste concurso se dá também pelos expressivos salários iniciais, que podem chegar a até R$ 22,9 mil.
Um fato importante para os interessados é que o edital contendo todos os detalhes do concurso tem previsão para ser lançado no dia 20 de dezembro. As provas, por sua vez, devem ocorrer até março de 2024. Esta notícia visa trazer o que já se sabe sobre a prova até este momento, com o objetivo de auxiliar os candidatos neste processo de preparação.
Uma das inovações do Concurso Nacional Unificado é que os candidatos terão a chance de concorrer a diversas vagas, de uma mesma área de atuação, em diferentes órgãos federais. Isso tudo será possível pagando uma única taxa de inscrição. Vale destacar que a banca responsável pelo concurso será a Fundação Cesgranrio.
Como exatamente vai funcionar?
Primeiramente, o candidato vai escolher uma das áreas de atuação que estarão disponíveis no edital. Posteriormente, dentro da área escolhida, o candidato deverá indicar seu cargo ou carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis. A prova será realizada em um único dia em duas etapas: a primeira fase contará com questões objetivas gerais e a segunda trará questões específicas e dissertativas de cada área de atuação. A companhia avaliará o desempenho do candidato e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.
Vale frisar que a estrutura dos municípios selecionados para a realização do concurso também será considerada. Na ausência de condições adequadas, as provas serão realizadas em cidades próximas.
Quais são as datas importantes?
Existem algumas datas cruciais que os candidatos precisam estar atentos, como a publicação do decreto, que ocorreu em 29 de setembro de 2023 e a publicação do edital, prevista para 20 de dezembro de 2023. O concurso em si ocorrerá até março de 2024 e o resultado final está previsto para maio do mesmo ano. Os cursos de formação, quando necessários, serão realizados até julho de 2024 e a posse dos novos servidores está marcada para agosto de 2024.
Agora que você já está por dentro de tudo o que precisa saber sobre o Concurso Nacional Unificado, é hora de iniciar a preparação e buscar uma das vagas disponíveis. Acompanhe as atualizações para não perder nenhuma novidade!