Quem tem imóveis para alugar e está indeciso sobre o melhor caminho a seguir para obter o máximo retorno financeiro – sejam as tradicionais formas de locação ou a plataforma de aluguel de temporada Airbnb – deve levar em consideração diversos fatores. Com a expansão do Airbnb em quase todos os países nos seus 15 anos de existência, muitos proprietários estão preferindo seguir esse caminho por várias razões, que vão além da rentabilidade superior quando comparada ao aluguel tradicional.
Essa tendência tem sido impulsionada principalmente pelo potencial de lucro. Segundo Daniel Prado, especialista e sócio da Nau Capital, o retorno mensal de um aluguel tradicional fica em torno de 0,50%, já no Airbnb, o retorno pode variar entre 0,60% e 0,70%. Parece pouco, mas para um imóvel avaliado em um milhão de reais, por exemplo, essa diferença pode significar um faturamento adicional de até R$ 2.000 ao mês.
Rentabilidade Airbnb x aluguel tradicional
Aumentar os ganhos não é a única vantagem dos aluguéis por Airbnb. Para Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, outro ponto favorável está na liquidez. Ele acredita que a plataforma pode ser uma opção interessante para proprietários com imóveis ociosos, transformando-os de passaivos em ativos, graças às reservas recorrentes e, normalmente, com um valor médio acima do aluguel tradicional.
Em que sentido os Fundos Imobiliários podem ser melhores?
Apesar da aparente vantagem do Airbnb, especialmente no que tange a rentabilidade e liquidez, o ponto negativo aqui é a dedução do Imposto de Renda (IR) na renda do aluguel. Como explica Prado, as receitas provenientes de aluguéis são consideradas rendimentos, assim, ficam sujeitas à dedução do IR, aumentando bastante os custos para o proprietário. Nesse quesito, tanto o Airbnb quanto o aluguel tradicional acabam perdendo para os Fundos Imobiliários que não têm a mesma carga tributária.
Apesar da taxa de retorno menor quando comparado ao Airbnb, os Fundos Imobiliários estão proporcionando rendimentos mensais de cerca de 1,2%, segundo Idean Alves. Portanto, os FIIs podem ser uma alternativa mais vantajosa a longo prazo. No entanto, fazer o investimento via Airbnb ainda é uma excelente opção, especialmente para quem busca lucrar em cima de um estoque de imóveis já existente.
Por fim, é fundamental lembrar que o proprietário precisa pesar todos os prós e contras entre optar pelo Airbnb, imobiliárias ou Fundos Imobiliários. O importante é saber qual investimento está em linha com seus objetivos financeiros, capacidade de administração dos imóveis e planejamento tributário.