No ranking das cidades mais custosas para se viver, Singapura e Zurique conquistam a posição de topo, de acordo com estudos da Economist Intelligence Unit (EIU), uma organização de pesquisa e análise. Há uma década, é a nona vez que a gigante asiática adquire o título de cidade mais cara, porém neste ano de 2023, há um empate com Zurique que fez um salto significativo do sexto para o primeiro lugar desde 2022.
Foram analisadas 173 localidades ao redor do globo, comparando uma ampla gama de produtos e serviços, num total de mais de 400 preços diferentes. Essa pesquisa foi realizada entre os dias 14 de agosto e 11 de setembro. A elevada colocação de Singapura foi basicamente resultado dos altos custos de bens do cotidiano como produtos de supermercado, roupas, álcool e veículos particulares.
Por que Zurique está entre as cidades mais caras do mundo?
Não muito diferente de Singapura, o alto custo de vida em Zurique, na Suíça, foi impulsionado por custos elevados em itens domésticos e atividades recreativas. A ascensão da cidade foi notável, possuindo um acréscimo no custo de vida muito mais rápido do que outras cidades ao redor do mundo.
Quais são as 10 cidades consideradas caras para se viver?
- Singapura, na Ásia (empate)
- Zurique, na Suíça (empate)
- Nova York, nos Estados Unidos
- Genebra, na Suíça
- Hong Kong, na Ásia
- Los Angeles, nos Estados Unidos
- Paris, na França
- Copenhague, na Dinamarca
- Tel Aviv, em Israel
- San Francisco, nos Estados Unidos
Brasil no ranking da Economist
No ranking da The Economist, três cidades brasileiras foram avaliadas entre as 173 cidades: Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, que se encaixam em posições intermediárias. As três cidades são mais caras que Buenos Aires, na Argentina, mas mais econômicas quando comparadas a Santiago, no Chile, e Montevidéu, no Uruguai.
Foi destacada a Cidade do México como a cidade mais cara da América Latina.
As cidades mais acessíveis para viver
Além de apontar as cidades mais caras, a pesquisa da EIU também elencou as cidades mais acessíveis, ou seja, aquelas com custo de vida mais baixo. Destacando-se neste âmbito encontram-se: Damasco, na Síria, Teerã, no Irã, Trípoli, na Líbia, Karachi no Paquistão, e Tashkent no Uzbequistão, entre outras.