Tendências e movimentos no mundo corporativo são constantes, mas uma coisa é certa: a valorização de uma marca é um ativo inestimável. Em 2023, segundo um estudo elaborado pela consultoria Kantar BrandZ, as gigantes tecnológicas Apple, Google e Microsoft são as marcas mais valiosas do mundo.
A pesquisa evidencia a predominância dessas empresas em termos de valor financeiro total, estando a Apple em primeiro lugar com um valor de market share (quota de mercado) de US$ 880.455 bilhões. Não devem ser esquecidas, no entanto, outras empresas presentes nesta lista.
Abaixo, as marcas que, de acordo com o relatório da Kantar BrandZ, completa o top 10 mundial:
Marcas mais valiosas do mundo em 2023
- 1) Apple – US$ 880,455 bilhões
- 2) Google– US$ 577,683 bilhões
- 3) Microsoft – US$ 501,856 bilhões
- 4) Amazon – US$ 468,737 bilhões
- 5) McDonald’s – US$1 91,109 bilhões
- 6) Visa – US$ 169,092 bilhões
- 7) Tencent – US$ 141,020 bilhões
- 8) Louis Vuitton – US$ 124,822 bilhões
- 9) Mastercard – US$ 110,631 bilhões
- 10) Coca-Cola – US$ 106,109 bilhões
Quais são as marcas que mais ganharam valor?
O estudo também mostrou que a Amazon, embora tenha caído uma posição no ranking, continua sendo uma das marcas mais valiosas do mundo. Enquanto isso, a Alibaba e o Facebook perderam posições, sendo substituídas pelas estreantes Mastercard e Coca-Cola.
Mudando o foco para o Brasil, quais marcas dominam o mercado?
Em solo brasileiro, a cena é um pouco diferente. De acordo com o estudo “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2023” da Interbrand, o Itaú, Bradesco e Skol lideram o ranking das marcas mais valiosas. Descendo no ranking, temos gigantes como Nubank e Petrobras que seguiram aumentando cada vez mais seus valores de mercado.
Confira as marcas brasileiras mais valiosas:
- 1) Itaú – R$ 44.385 bilhões
- 2) Bradesco – R$ 28.620 bilhões
- 3) Skol – R$ 18.865 bilhões
- 4) Brahma – R$ 13.325 bilhões
- 5) Banco do Brasil – R$ 10.336 bilhões
- 6) Natura – R$ 9.730 bilhões
- 7) Nubank – R$ 3.837 bilhões
- 8) Petrobras – R$ 3.509 bilhões
- 9) Magalu – R$ 3.003 bilhões
- 10) Vivo – R$ 3 bilhões
Os novos participantes no top 10 são Skol, Brahma e Banco do Brasil. Os serviços financeiros (R$ 90,5 bilhões), bebidas alcoólicas (R$ 32,1 bilhões) e o setor de varejo/cosméticos/farmacêuticos (R$ 18,2 bilhões) foram os segmentos que mais se destacaram.