SOS: conheça os canais oficiais para doar às vítimas das enchentes no RS
O Rio Grande do Sul está enfrentando uma situação crítica devido às enchentes, causando impacto em muitas vidas e gerando necessidades urgentes. Se você está buscando maneiras de contribuir para auxiliar essas comunidades afetadas, há diversas opções seguras e eficazes disponíveis para prestar sua ajuda.
Uma maneira de oferecer suporte é por meio do governo estadual, que restabeleceu o canal de doações via Pix. Todas as contribuições recebidas dessa forma serão direcionadas à assistência humanitária, visando ajudar aqueles que foram afetados pelas enchentes.
Os dados para realizar a doação são os seguintes:
- Conta SOS Rio Grande do Sul
- Chave Pix: CNPJ 92.958.800/0001-38 (associado ao Banrisul).
- Beneficiário: Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul.
Veja também: Cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas chuvas tem saque de R$ 6.220 autorizado; veja como receber
SOS Rio Grande do Sul
Além de contribuições em dinheiro, artigos essenciais como colchões, roupas de cama e banho limpas, e cobertores são de grande utilidade para aqueles que perderam seus pertences devido às enchentes. Essas doações podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, situado na Avenida Joaquim Porto Villanova, número 101, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Para mais detalhes sobre como realizar essas doações, favor contatar pelo telefone: (51) 3210-4255.
Você também pode contribuir oferecendo suporte profissional na área da saúde. Se você possui habilidades como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo ou em outra área de saúde, considerar se cadastrar como voluntário pode ajudar significativamente no atendimento às vítimas nas unidades hospitalares e de pronto atendimento do estado.
Contribuir doando sangue também é uma ação essencial de suporte. O Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados enfrenta desafios de abastecimento, especialmente relacionados a plaquetas e hemácias. Você pode ajudar doando sangue no hemocentro localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para agendar sua doação ou obter mais informações, entre em contato pelos telefones (51) 3339-7330 ou via WhatsApp (51) 98405-4260.
Doações online e transporte
Além das opções diretas de auxílio, há também a possibilidade de participar financeiramente da campanha online organizada pelo Instituto Vakinha, Pretinho Básico e Badin Colono. Toda forma de ajuda é valiosa e fará um impacto significativo na vida daqueles que foram impactados por essa tragédia.
Por último, caso você resida em São Paulo, no Paraná ou em algumas áreas do Rio Grande do Sul, é possível fazer doações diretamente nas agências dos Correios. Eles estão aceitando doações de alimentos não perecíveis, refeições prontas, produtos de limpeza, fraldas, absorventes, roupas e utensílios domésticos. Em Porto Alegre, é possível entregar suas contribuições nos Centros de Distribuição Domiciliária Vila Jardim, Antônio de Carvalho, Restinga e Cavalhada, das 8h às 17h.