Para começar, TAR SQ ATM é uma abreviação usada no nosso cotidiano bancário que representa uma taxa cobrada por alguns bancos ao realizar saques em caixas eletrônicos. Ou seja, se você encontrá-la em seu extrato, significa que você foi cobrado por uma taxa extra quando sacou dinheiro em um ATM.
A sigla ATM é do termo inglês Automated Teller Machine, que no Brasil é conhecido como caixa eletrônico. Já TAR é uma abreviação para tarifa e SQ simboliza saque. Portanto, a junção desses termos significa Tarifa de Saque no Caixa Eletrônico. O valor cobrado por cada saque excedente varia entre instituições bancárias.
O funcionamento da tarifa SQ ATM
Você deve estar se perguntando, quando essa taxa é cobrada, certo? Normalmente a tarifa de saque é cobrada quando o cliente ultrapassa o limite de saques gratuitos que o banco oferece. Esse limite pode mudar de banco para banco e nem todas as instituições financeiras cobram esta tarifa. É essencial verificar no contrato do seu banco ou entrar em contato com o seu gerente para entender as regras aplicadas à sua conta.
Saque ATM: onde esta tarifa é cobrada?
Além do TAR SQ ATM, existem outros tipos de tarifas quando falamos de saques. Por exemplo, se você tiver um cartão de banco brasileiro e utilizar um caixa eletrônico para saque em outro país, o valor sacado será convertido para a moeda corrente do país de destino e, provavelmente, haverá cobrança de taxas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), além da possibilidade de cobrança da tarifa de saque.
Quais bancos cobram a tarifa de saque em ATM?
Há instituições financeiras brasileiras que cobram TAR SQ ATM, como por exemplo, Itaú, Banco do Brasil e Santander. Esses bancos têm pacotes de serviços que limitam a quantidade de saques gratuitos por mês. Uma vez ultrapassado esse limite, o cliente é cobrado uma tarifa extra por cada saque realizado. Porém, alguns bancos digitais, como Inter, C6 Bank e BMG oferecem o serviço de saque de maneira ilimitada e sem custos.
É fundamental ficar atento às condições de sua conta e pacote para evitar surpresas no final do mês. Sempre leia o contrato e as tarifas de sua conta.