Seu BPC pode ser bloqueado se você não seguir este passo a passo

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma importante assistência financeira fornecida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para pessoas com deficiência e idosos de baixa renda.

Contudo, com a recente revisão promovida pelo INSS, é fundamental que os beneficiários fiquem atentos a um novo procedimento que pode evitar a suspensão do benefício.

O BPC é um benefício assistencial destinado a garantir um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência e idosos que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e que não tenham recursos disponíveis.

Embora seja pago pelo INSS, a responsabilidade pela regulamentação e supervisão do benefício é do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

Por que o BPC pode ser bloqueado?

O INSS anunciou que, em decorrência da revisão dos benefícios assistenciais, o BPC pode ser suspenso caso o beneficiário não cumpra com os requisitos estabelecidos. As principais razões para a suspensão incluem:

  • Não inscrição no CadÚnico: O CadÚnico é o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que reúne informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda.
  • Dados desatualizados: Aqueles que estão no CadÚnico, mas com informações que não foram atualizadas nos últimos 48 meses, também correm o risco de ter o benefício bloqueado.

Quem está sendo convocado?

Atualmente, o INSS está convocando cerca de 505.018 pessoas que não estão inscritas no CadÚnico e outras 517.571 pessoas que precisam atualizar seus dados. É fundamental que os convocados tomem medidas imediatas para evitar o bloqueio do benefício.

Para garantir a continuidade do seu BPC, siga estes passos:

  • Dirija-se a uma unidade do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) em seu município.
  • Leve documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de residência.

Caso você já esteja inscrito, mas com dados desatualizados, dirija-se ao mesmo CRAS e forneça as informações necessárias para a atualização.

Como consultar seu status no BPC

Para verificar se você precisa realizar a inscrição ou atualização no CadÚnico, siga este simples procedimento:

  1. Acesse o portal do Meu INSS.
  2. Clique na opção “Revisão do BPC”.
  3. Digite seu CPF e clique em “Consulta”.
  4. A tela exibirá as informações sobre a necessidade de inscrição ou atualização.

Prazos importantes

É essencial estar atento aos prazos estipulados pelo INSS:

  • 30 dias: O beneficiário deve comparecer ao CRAS dentro deste prazo a partir da notificação recebida. Caso contrário, o depósito do BPC será bloqueado.
  • 45 ou 90 dias: Após o bloqueio, o beneficiário poderá solicitar o desbloqueio do BPC através da Central 135, respeitando o prazo determinado, que varia conforme o município.

O que fazer se seu BPC for bloqueado?

Se, por algum motivo, seu BPC for bloqueado, siga estas etapas para solicitar o desbloqueio:

  1. Entre em contato com a Central 135: Informe-se sobre os procedimentos necessários para a solicitação do desbloqueio.
  2. Documentação: Esteja preparado para apresentar documentos que comprovem a regularização da sua situação cadastral.

Manter os dados do CadÚnico atualizados é importante não apenas para evitar bloqueios, mas também para garantir acesso a outros programas sociais do governo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.