Saiba como consultar seu seguro-desemprego pelo CPF: guia completo

O seguro-desemprego é um benefício concedido aos trabalhadores formais que foram demitidos sem justa causa. Ele é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e tem como principal objetivo oferecer um auxílio financeiro temporário ao trabalhador enquanto ele busca um novo emprego.

Instituído em 1986 pelo Decreto 92.608, o seguro-desemprego é pago em até cinco parcelas, dependendo do tempo de serviço e das condições do trabalhador.

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O valor do seguro-desemprego é calculado com base na média dos últimos três salários recebidos pelo trabalhador antes da demissão. O benefício mínimo corresponde ao salário-mínimo vigente, que em 2024 é de R$ 1.412,00. A quantidade de parcelas varia conforme o número de vezes que o benefício foi solicitado e o tempo de trabalho na empresa.

O trabalhador pode solicitar o seguro-desemprego a partir do 7º dia após a data da demissão, com um prazo máximo de até 120 dias (4 meses) para realizar o pedido.

Como solicitar o seguro-desemprego?

Para solicitar o seguro-desemprego, é necessário ter em mãos o Documento de Requerimento do Seguro-Desemprego, entregue pela empresa. A solicitação pode ser feita através de várias plataformas digitais e canais de atendimento:

  • Portal Emprega Brasil: Acesse o site do Governo.
  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital: Disponível para download em smartphones.
  • E-mails corporativos das Superintendências Regionais do Trabalho: Exemplo, trabalho.sp@economia.gov.br.
  • Telefone seguro-desemprego 158: Atendimento por ligação.

Como consultar o seguro-desemprego pelo CPF

É possível consultar o andamento do pedido de seguro-desemprego pelo CPF através de diferentes plataformas online, tanto pelo computador quanto pelo celular. Abaixo, detalhamos os passos para cada uma das opções.

Consultar pelo site da Caixa Econômica Federal

  1. Acesse o site da CAIXA e vá à página de seguro-desemprego.
  2. Clique em “Consultar o pagamento”.
  3. Você será redirecionado ao Portal Cidadão. Clique em “Acesse o portal”.
  4. Digite seu CPF e valide ou crie seu login, com envio de código por e-mail.
  5. Clique em “Benefícios e Programas” e depois na opção “Seguro-desemprego”.
  6. Por fim, clique em “Consulte seu benefício”.

Consultar pela Carteira de Trabalho Digital

  1. Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.
  2. Faça login com sua conta gov.br.
  3. Selecione a opção “Benefícios” e, em seguida, “Seguro-desemprego”.
  4. Clique em “Consultar”.

Consultar pelo App Sine Fácil

  • Baixe o aplicativo “Sine Fácil” desenvolvido pelo Ministério da Economia.
  • Faça cadastro e login com seu CPF.
  • Clique em “Seguro-desemprego”.

Consultar pelo site do Ministério do Trabalho

  1. Acesse o site do Ministério do Trabalho.
  2. Entre na página exclusiva para o Seguro Desemprego.
  3. Realize consultas utilizando o número do seu CPF.

Quantidade de parcelas do Seguro-desemprego

A quantidade de parcelas depende do tempo de trabalho e do número de solicitações anteriores do benefício. As regras gerais são:

  • Primeira solicitação: Trabalhado pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses. 12 meses = 4 parcelas; 24 meses = 5 parcelas.
  • Segunda solicitação: Trabalhado pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses. 9 meses = 3 parcelas; 12 meses = 4 parcelas; 24 meses = 5 parcelas.
  • Terceira solicitação ou mais: Trabalhado pelo menos 6 meses antes da demissão. 6 meses = 3 parcelas; 12 meses = 4 parcelas; 24 meses = 5 parcelas.
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