Receita divulga quem poderá sacar no 1° lote da Restituição do Imposto de Renda; pagamento em maio
Nesta terça-feira (30), a Receita Federal realizou o pagamento da restituição do imposto de renda para os contribuintes que estavam retidos na malha fina, alcançando um total expressivo de R$ 457.737.780,06. Esse crédito foi destinado a 353.348 contribuintes que resolveram suas pendências com o Fisco.
Dentre o montante total, aproximadamente R$ 381.694.119,54 foram alocados para contribuintes prioritários, abrangendo idosos acima de 80 anos, aqueles entre 60 e 79 anos, indivíduos com deficiência física ou mental, ou portadores de doenças graves, além de pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério.
Adicionalmente, mais 222.250 contribuintes, que não atendem aos critérios prioritários, receberam neste lote de restituição por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou por terem optado pelo recebimento via PIX. Dentro desse grupo, estão incluídos 70.474 contribuintes sem uma prioridade específica definida.
Veja também: Consulta de Restituição do Imposto de Renda: o que é? Como fazer?
Veja também: Imposto de Renda 2024: descubra como FUGIR da malha fina
Restituição do Imposto de Renda
A projeção da Receita Federal indica que aproximadamente 26 milhões de contribuintes receberão restituição do Imposto de Renda em 2024. Mais de 43 milhões de pessoas devem fazer a declaração do imposto neste ano, sendo que cerca de 25,8 milhões terão direito à restituição.
A restituição do Imposto de Renda, que consiste na devolução de tributos pagos a mais, será realizada em cinco lotes distribuídos ao longo dos próximos meses, seguindo uma priorização específica estabelecida pela Receita Federal:
- O primeiro lote está programado para ser pago em 31 de maio;
- O segundo lote está previsto para 28 de junho;
- O terceiro lote está agendado para 31 de julho;
- O quarto lote está marcado para 30 de agosto;
- O quinto lote está previsto para 30 de setembro.
Para garantir a inclusão no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024, os contribuintes precisam agir com rapidez e enviar sua declaração até o dia 5 de maio. A Receita Federal informou que declarações enviadas após essa data não serão contempladas no primeiro lote, mesmo para aqueles que se enquadram nos critérios prioritários.
Declaração
Para garantir o recebimento da restituição, é fundamental que a declaração seja preenchida corretamente, incluindo todos os dados essenciais como rendimentos tributáveis, saldo bancário, aquisição de bens ao longo do ano, pagamentos realizados, doações efetuadas, e renda variável, entre outros detalhes.
Uma vez que a declaração esteja correta e completa, o contribuinte poderá consultar o status da sua restituição a partir do dia 15 de cada mês, verificando se está aguardando processamento ou se já foi encaminhada ao banco para crédito na conta.