O Bolsa Família é um dos programas sociais mais importantes do Brasil, auxiliando milhões de famílias em situação de vulnerabilidade para garantir uma renda mínima para suprir suas necessidades básicas. Em maio de 2024, o programa trouxe uma novidade com dois pagamentos em um único dia, ultrapassando a marca de R$ 1.000 para alguns beneficiários.
Veja mais: Bolsa Família: Regras Para Quem Trabalha De Carteira Assinada No Programa São Atualizadas
1O calendário integral do Bolsa Família para o ano de 2024 já está em andamento, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome em colaboração com a Caixa Econômica Federal.
- NIS final 1: 17 de maio;
- NIS final 2: 20 de maio;
- NIS final 3: 21 de maio;
- NIS final 4: 22 de maio;
- NIS final 5: 23 de maio;
- NIS final 6: 24 de maio;
- NIS final 7: 27 de maio;
- NIS final 8: 28 de maio;
- NIS final 9: 29 de maio;
- NIS final 0: 31 de maio.
Adiantamento para vítimas de enchentes no RS
Em casos de emergência, como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o programa demonstra gratuitamente ao adiantar os pagamentos para os municípios em estado de calamidade pública.
O adiantamento é uma medida essencial para garantir que as famílias afetadas tenham acesso imediato aos recursos necessários para enfrentar as consequências desses desastres naturais.
Valores dos benefícios
O valor do benefício permanece em R$ 600, conforme anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
No entanto, a combinação de diferentes benefícios pode resultar num montante superior a esse valor para algumas famílias, especialmente aquelas que recebem benefícios extras, como o Benefício Primeira Infância (BPI) ou o Benefício Variável Familiar (BVF).
Benefícios do Bolsa Família
O programa oferece seis tipos diferentes de benefícios, que variam de acordo com a composição familiar e a situação socioeconômica de cada beneficiário.
- Benefício de Renda de Cidadania (BRC);
- Benefício Complementar (BCO);
- Benefício Primeira Infância (BPI);
- Benefício Variável Familiar (BVF);
- Benefício Variável Familiar Nutriz (BVN);
- Benefício Extraordinário de Transição (APOSTA).
Saiba como receber
Para receber o Bolsa Família, as famílias devem cumprir uma série de condições nas áreas de saúde e educação, como a frequência escolar para crianças e adolescentes, acompanhamento pré-natal para gestantes e acompanhamento nutricional para crianças.
É essencial que as famílias tenham consciência dessas condições e que cumpram todas as exigências para garantir a continuidade do benefício.