Um dirigível com mensagens de apoio ao São Paulo Futebol Clube caiu em Osasco, no bairro Veloso, durante a tarde desta quarta-feira (25).
Apesar do incidente, não houve vítimas fatais, apenas ferimentos leves. Este evento trouxe à tona questionamentos sobre o custo desse tipo de aeronave, que pode surpreender pelo valor elevado.
O acidente e a resposta das autoridades
O dirigível, modelo ADB 3-3, fazia parte de uma ação publicitária contratada pelo São Paulo Futebol Clube em preparação ao jogo contra o Botafogo, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Por volta das 12h05, ele caiu na região de Osasco, atingindo casas e postes de eletricidade. Felizmente, não houve incêndio, mas uma pessoa precisou ser socorrida pelo Samu com ferimentos leves.
O Corpo de Bombeiros foi acionado com quatro viaturas, aguardando apoio da concessionária Enel para desenergizar os postes e realizar a retirada da aeronave, que ainda estava inflada no momento do resgate.
O piloto, identificado como Charles Chueiri, e o passageiro a bordo foram socorridos sem maiores gravidades.
Características do Dirigível ADB 3-3
O dirigível envolvido no acidente é de propriedade da empresa Airship do Brasil, especializada na construção de aeronaves do tipo. O modelo ADB 3-3 possui as seguintes características:
- Comprimento: 49 metros
- Altura: 17 metros
- Velocidade máxima: 85 km/h
- Capacidade de tripulação: até seis pessoas (um piloto e cinco ocupantes)
- Carga útil: cerca de uma tonelada
- Peso máximo de decolagem e pouso: 4.034 kg
Este modelo é utilizado para diversas finalidades, incluindo monitoramento, propaganda, voos panorâmicos e até mesmo controle de fronteiras. No caso do incidente em São Paulo, o dirigível exibia as frases “Torcida que conduz” e “Vamos, São Paulo” em suas laterais, reforçando o apoio ao clube.
O custo absurdo do dirigível
Embora pareçam veículos aéreos simples, os dirigíveis têm um custo elevado de fabricação e manutenção. Segundo informações da Airship do Brasil, o valor de mercado para um dirigível similar ao envolvido no acidente pode variar entre 20 a 40 milhões de dólares, dependendo da configuração e das especificações.
- Desenvolvimento e fabricação: A concepção e a construção de um dirigível não são processos rápidos. O modelo envolvido no incidente começou a ser produzido em 2015, com um ciclo de produção que pode durar até 12 meses. A fabricação requer mão de obra altamente qualificada e a utilização de materiais avançados.
- Investimento total: Segundo o presidente da Airship do Brasil, Paulo Vicente Caleffi, foram investidos cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento de dirigíveis de grande porte. A empresa planeja lançar um novo modelo com capacidade de transportar até 30 toneladas, mostrando que o investimento em dirigíveis continua a crescer.
O futuro dos dirigíveis no Brasil
A Airship do Brasil tem ambições ousadas para o futuro. Com planos de expandir a produção e desenvolver dirigíveis maiores e mais versáteis, a empresa pretende atender a diversas demandas do mercado, como transporte de cargas pesadas, monitoramento ambiental e segurança.
Para isso, será necessário aumentar significativamente a equipe de funcionários e escolher novos locais de produção.
Atualmente, a fábrica de São Carlos concentra-se no desenvolvimento de projetos e protótipos, mas a construção em larga escala ainda depende de negociações com outros parceiros, como a Embrapa, que pode ceder terrenos para a ampliação da fábrica.
Caleffi afirmou que cada dirigível exige uma equipe de cerca de oito pessoas, incluindo operadores, pilotos e pessoal de apoio.
Impacto econômico e geração de empregos
Além dos altos valores envolvidos na fabricação e operação de dirigíveis, outro aspecto importante é a criação de empregos. A Airship do Brasil planeja aumentar seu quadro de funcionários para atender à crescente demanda.
Atualmente, a empresa emprega 53 pessoas, mas uma nova fábrica poderia gerar 500 empregos diretos, além das oportunidades indiretas associadas ao uso dessas aeronaves em diferentes regiões do Brasil.
Cada dirigível em operação necessita de uma equipe composta por técnicos, pilotos, e veículos de apoio, o que significa que, além de ser um equipamento caro, ele também movimenta a economia local onde é operado.
O uso de dirigíveis em propaganda
Os dirigíveis já são amplamente utilizados em campanhas publicitárias, como foi o caso do São Paulo Futebol Clube. Além disso, eles desempenham um papel importante em operações de segurança, monitoramento e até mesmo em operações de busca e salvamento.
Com capacidades que variam de monitoramento de linhas de transmissão a voos turísticos, esses gigantes aéreos estão ganhando cada vez mais espaço em diversos setores.
No caso específico do dirigível que caiu em São Paulo, sua função era publicitária, promovendo o clube em um dos dias mais importantes da temporada.