Uma conta corrente, seja em um banco tradicional ou digital, é um tipo de conta financeira muito comum em nossa sociedade. Esta conta pode ser individual ou conjunta, gratuita ou com mensalidades, para pessoa física (PF) ou jurídica (PJ).
Sua principal funcionalidade é a realização de transações financeiras no dia a dia, como receber e pagar contas, sacar e depositar dinheiro. Diferente da poupança, onde o foco é economizar dinheiro, a conta corrente é utilizada para movimentações recorrentes, daí o termo “corrente”.
Segundo o Banco Central (Bacen), em 2023, 16% da população adulta brasileira não possuía nenhuma conta em seu nome, sendo denominados “desbancarizados”. No entanto, desde o início da pandemia de Covid-19 em 2020, esse número vem diminuindo.
Até março de 2023, 22,7 milhões de pessoas ingressaram no sistema financeiro, um salto de aproximadamente 14%. Alguns dos fatores que contribuíram para isso foram o crescimento do uso de contas digitais, a praticidade dos aplicativos bancários, a criação do Pix e a necessidade de ficar em casa devido à pandemia.
Quais são as vantagens e desvantagens da conta corrente?
Uma das vantagens da conta corrente é a facilidade de movimentação financeira, permitindo ao usuário efetuar pagamento de contas, fazer transferências e sacar dinheiro de maneira prática. Por outro lado, diferentemente da poupança, a conta corrente tradicional não oferece rendimentos sobre o valor depositado.
Empresas e PJ também podem se beneficiar de uma conta corrente. Este tipo de conta possibilita separar as finanças pessoais das finanças da empresa, além de oferecer linhas de crédito diferenciadas e cartão de crédito empresarial.
Em geral, qualquer PF maior de 18 anos pode abrir uma conta corrente. Menores de idade entre 16 e 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais para abri-la. Tudo pode ser feito de maneira presencial ou através da internet, sendo que bancos digitais permitem que todo o processo seja feito através de seus aplicativos móveis.
Apesar de todas essas vantagens, é necessário ter alguns cuidados ao abrir uma conta corrente. O Bacen exige que todas as instituições bancárias ofereçam ao menos um tipo de serviço de conta corrente sem taxas, com um número básico de serviços incluídos na cesta básica. Caso o cliente exceda a quantidade de serviços oferecidos, será cobrado pelo serviço adicional. Outra ressalva é que para encerrar uma conta corrente, é necessário fazer uma solicitação formal, por escrito, ao banco.
Conta corrente digital
A conta corrente digital tem as mesmas características e oferece os mesmos serviços das contas correntes tradicionais. A principal diferença é a ausência de contato presencial com atendentes ou gerentes para realizar operações. O cliente utiliza caixas automáticos, internet banking e aplicativos no celular para gerenciar seu dinheiro. Hoje em dia, mesmo os bancos tradicionais estão começando a oferecer contas digitais.