Quais dados aparecem no cartão de crédito? Saiba o que significa cada um
É provável que você use o seu cartão de crédito regularmente, mas alguma vez você já parou para pensar sobre o que significa a série de dígitos estampados na frente dele? Observando o cartão, nota-se a presença de uma numeração única que varia de 13 a 16 dígitos. Por trás destes números, existe uma complexa estrutura de informações, incluindo a bandeira, o banco emissor, a identificação do titular da conta e, é claro, os números de segurança conhecidos como “CVV”.
A organização desses números não é aleatória e certamente não pode ser escolhida pelo banco que emite o cartão. Ao invés disso, esses números seguem um padrão pré-estabelecido pela Organização Internacional de Padronização, especificamente na norma ISO 7812. Este padrão garante a aceitação segura do cartão em todo o mundo.
A maioria dos cartões de crédito no Brasil utiliza o mesmo sistema, com 4 blocos de 4 dígitos, totalizando 16 números, além de 3 dígitos de segurança localizados no verso do cartão. Este é o caso, por exemplo, dos cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
Entendendo a numeração
Neste artigo, vamos trazer informações baseadas nos cartões mais comuns, de 16 dígitos, embora algumas delas também se apliquem a todos os tipos de cartão. O primeiro dígito do seu cartão de crédito ajuda a identificar a bandeira do cartão. Aqui no Brasil, as bandeiras American Express, Visa, Mastercard e Elo são indicadas pelos números 3, 4, 2/5 e 6, respectivamente. No entanto, vale ressaltar que a indicação da bandeira nem sempre é precisa.
Os seis primeiros dígitos do seu cartão, conhecidos como o número de identificação do emissor (Issuer Identification Number – IIN) ou Número de Identificação Bancária (Bank Identification Number – BIN), indicam a instituição bancária que emitiu o cartão. Logo após, do sétimo ao décimo quinto dígito, os números identificam o titular do cartão. A instituição financeira pode identificar a agência bancária do titular do cartão e os tipos de operações autorizadas para o card por meio destes números.
O último número em seu cartão de crédito funciona como um dígito verificador e é usado para confirmar a precisão de todos os números anteriores. Se você errar um número ao digitar o número do seu cartão, a equação com o dígito verificador não será compatível, e a transação será negada.
Além destes, o cartão ainda possui um CVV (Card Verification Value), que nada mais é que um código de segurança composto por três dígitos, geralmente impressos na parte traseira do cartão (ou na frente, no caso do American Express). Seu principal uso ocorre no ambiente online, quando é solicitado o preenchimento desse número para a validação das transações.
Validade do cartão de crédito
Além de uma data de validade, alguns cartões também indicam a data em que o titular tornou-se cliente do banco. Existem razões bem fundamentadas para a necessidade de trocar os cartões periodicamente: o desgaste físico do cartão; a segurança, uma vez que quanto mais tempo um cartão é usado, maior a probabilidade de seus dados serem corrompidos; e oportunidades para o cliente, caso o banco decida que o cliente é elegível para um cartão com benefícios superiores.