A Receita Federal surpreendeu a todos liberando o programa para a declaração do Imposto de Renda 2024 antes do previsto, nesta terça-feira, 12. A disponibilização do sistema foi adiantada, superando a data originalmente marcada para 15 de março.
O que muda com esta antecipação?
Com a antecipação, os contribuintes têm agora a possibilidade de realizarem a declaração pré-preenchida. Além disso, é possível fazer o preenchimento de forma online. O prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) deste ano inicia no dia 15 de março e vai até 31 de maio.
Passo a passo para download do Programa IRPF 2024
A nova versão do programa para a Declaração do Imposto de Renda 2024 pode facilmente ser baixada por meio deste link. Em seguida, o cidadão deve selecionar a versão correspondente ao seu sistema operacional para iniciar o download. O sistema é compatível com as plataformas Windows, MacOs, Linux e a versão Multiplataforma.
Posteriormente ao download do arquivo, é necessário clicar na versão executável do programa (.exe). Este arquivo geralmente é encontrado na pasta de Download do computador. Em sequência, o usuário deve optar por instalar quando o programa abrir.
Finalizado o processo de instalação, basta o contribuinte preencher os campos com as informações dos Informes de Rendimentos recebidos (do trabalho, previdência privada, banco e corretora) nas abas correspondentes.
Alternativas para a declaração
Se a opção for declarar de forma pré-preenchida, o sistema da Receita Federal completa automaticamente as informações que constam em sua base de dados. Além de poder baixar o programa gerador da declaração (PGD) por meio do link fornecido, o contribuinte pode também realizar a declaração pelo site da Receita Federal.
Outra opção é elaborar a declaração por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. Este está disponível para smartphones e tablets que contem com o sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple).