Imagino que você já tenha se deparado com um produto de marca própria em algum supermercado e se perguntado: afinal, o que é private label? Vamos esclarecer essa questão para você.
Para começar, você precisa entender que o private label, ou marca própria, é uma estratégia na qual uma empresa contrata um produtor especializado para criar um produto que leva a marca da empresa contratante, mesmo não sendo de sua fabricação. Isso é muito comum em supermercados, que disponibilizam produtos de alimentação e higiene com o seu próprio rótulo, mas amplamente produzidos por uma empresa terceirizada.
Por que o private label é tão relevante no mercado financeiro?
Você pode se surpreender, mas o private label tem uma presença fortemente significativa no campo dos serviços e produtos financeiros. Já ouviu falar do cartão private label? Pois bem, o cartão private label é um exemplo de como a estratégia se aplica neste segmento. Este cartão, que só pode ser utilizado nos estabelecimentos da empresa que o disponibilizou, tem um forte impacto na fidelização dos clientes, principalmente quando associado a benefícios exclusivos.
Quão grande é o mercado de private label no Brasil?
Em uma análise da consultoria McKinsey, foi destacado que o mercado brasileiro de serviços financeiros ofertados por empresas fora do setor financeiro foi avaliado em um montante que varia entre R$11 a R$16 bilhões. O setor de varejo de moda, por exemplo, foi estimado em potencial entre R$ 3,9 bilhões e R$ 5,9 bilhões. Isso mostra o expressivo valor que o conceito de private label pode agregar ao seu empreendimento.
Como o private label afeta os negócios em geral?
A resposta para isso é simples: ao oferecer produtos de alta qualidade que carregam a sua marca, sua empresa ganha diferencial competitivo, mais credibilidade perante o público e a fidelização de seus consumidores. Ou seja, é um ciclo que funciona tanto para a retenção quanto para a atração de novos clientes.
Mas lembre-se, todas essas vantagens só serão possíveis se os produtos de private label realmente oferecerem um valor agregado aos consumidores. Assim, garante-se o fortalecimento da marca e contribui-se para um possível aumento no faturamento, o que faz do private label uma estratégia de tremendo sucesso.