O início de um novo ano é marcado por várias tradições, assim como desejos de sorte, prosperidade e fortuna. Vestir roupas brancas, pular sete ondas, abraçar quem amamos são algumas das práticas mais comuns. No entanto, uma outra se destaca: consumir alimentos específicos que, de acordo com a crença popular, trazem bons fluidos para os próximos 365 dias. Por isso, vamos elencar seis ingredientes que não podem faltar na sua ceia de Réveillon.
Seja em cultura oriental ou ocidental, o arroz é sempre um sinônimo de prosperidade. Em alguns rituais, por exemplo, costuma-se espalhar punhados de arroz cru pelos cantos da casa para atrair êxito e sucesso. Na ceia de Réveillon, é possível explorar a versatilidade do grão em pratos saborosos, como risoto ou arroz de forno.
Porque a carne suína é consumida no Ano Novo?
Sendo um dos principais pratos para muitos, a carne suína representa progresso e abundância, principalmente porque o porco sempre tem o focinho voltado para frente. Em tempos de celebração não há cortes melhores do que o lombo e a costela.
Qual a relação da lentilha e da romã com a sorte?
A lentilha, devido ao seu formato arredondado, lembra moedas e por isso é conhecida por atrair dinheiro e boa sorte. Já a romã é um dos ingredientes mais famosos quando se fala em simpatias de Ano Novo. O ritual com a romã consiste em comer a fruta e guardar as sementes na carteira, garantindo assim, a fortuna para o próximo ano.
Além dos ingredientes citados, maçãs e peixes também têm seu lugar nas tradições de Réveillon. As maçãs, por serem doces, são consideradas um presságio para um ano mais “doce”. Já os peixes simbolizam um futuro próspero, já que, assim como o porco, eles sempre nadam para frente.
Por último, mas não menos importante, as uvas também são conhecidas por atrair boa sorte. Uma das simpatias mais populares é comer 12 uvas, uma para cada mês do ano, e guardar os caroços na carteira. Independente das crenças de cada um, não há nada que não combine com ceias repletas de amor e alegria, regadas a boa comida.