Sabe aquele sentimento de estar atado a um banco ao solicitar um empréstimo ou financiamento? Muitos acreditam que após o crédito ser efetivado, ficarão presos à mesma instituição financeira até o final do pagamento. No entanto, existe uma alternativa que poucos conhecem: a portabilidade de crédito. Ela permite que você transite seu crédito para outro banco, buscando melhores condições de pagamento.
Se você quer descobrir como funciona essa operação de crédito, continue lendo este artigo.
O que é portabilidade de crédito?
A portabilidade de crédito é uma opção criada para tornar o mercado financeiro mais competitivo, incentivando as instituições financeiras a melhorar suas propostas para os consumidores. Assim, se os juros do seu banco estão maiores do que os da concorrência, com a portabilidade você consegue transferir a dívida para outro banco, reduzindo custos.
Outras razões para optar pela portabilidade incluem buscar um melhor atendimento ou taxas de juros mais atrativas. E o melhor: a solicitação da portabilidade pode ser feita a qualquer momento.
Passo a passo da portabilidade de crédito
Ao decidir pela portabilidade de crédito, é importante seguir alguns passos para tomar a melhor decisão. Veja:
- Comparar taxas de juros: Simule em diversas instituições o mesmo valor de empréstimo que você precisa e compare as taxas de juros e CET (Custo Efetivo Total);
- Escolher o melhor banco: Após a comparação, escolha a opção mais vantajosa para você e inicie os processos para a transferência da sua dívida;
- Falar com o seu banco: Solicite informações sobre sua dívida para quitá-la, como número do contrato, saldo devedor atualizado, demonstrativo da evolução do saldo devedor, sistema de pagamento, modalidade de crédito e taxa de juros anual (nominal e efetiva);
- Entrar em contato com a nova empresa: O seu banco é obrigado a permitir que você faça a portabilidade. Porém, a nova empresa não possui compromisso de aceitar a sua transferência. Se for vantajoso, ela iniciará a portabilidade.
É importante lembrar que não é possível prever se a nova instituição irá cobrar alguma taxa para realizar a portabilidade. Então, antes de finalizar a operação, certifique-se de todos os custos envolvidos.
Agora que você já conhece a portabilidade de crédito, lembre-se de analisar suas condições financeiras antes de se comprometer com qualquer tipo de dívida. Evite comprometer mais do que 30% do seu salário com o pagamento de parcelas. Assim, você vai conseguir manter uma saúde financeira equilibrada!