O que é CBO? Entenda o que significa a sigla da Carteira de Trabalho
O CBO ou Classificação Brasileira de Ocupações é um sistema criado pelo Ministério do Trabalho que permite uma rápida identificação de profissionais em documentos oficiais.
Cada profissão é representada por um código único e é constantemente atualizado para acompanhar o surgimento de novas ocupações. Mais do que um simples número, o CBO é um marcador de reconhecimento profissional que promove a inclusão e valorização do trabalhador.
Utilização do CBO por diversos órgãos
Além de sua presença obrigatória em alguns documentos, como a Carteira de Trabalho, vários órgãos utilizam o CBO como fonte de informação sobre trabalho e trabalhadores. Entre eles, podemos citar a Receita Federal, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Esses órgãos utilizam essas informações para produzir estatísticas de emprego que são essenciais para a formulação de políticas públicas.
Consulta ao CBO online
O Ministério do Trabalho disponibiliza uma consulta online ao CBO, onde é possível encontrar o número correspondente a todas as ocupações reconhecidas. Este recurso é fundamental para assegurar que todos os trabalhadores, inclusive aqueles que não estão em ambientes formais de trabalho, tenham seus direitos trabalhistas garantidos. O site é atualizado regularmente, por isso é recomendável fazer verificações frequentes para aqueles que aguardam o reconhecimento de sua atividade.
Novas profissões reconhecidas no CBO
O CBO está sempre em evolução, acompanhando as transformações do mercado de trabalho. Em junho de 2020, por exemplo, foram adicionadas 21 novas funções à lista, incluindo “Sanitarista”, “Técnico em Espirometria”, “Estoquista” e “Monitor de Ressocialização Prisional”. Atualmente, o documento lista mais de 2.600 ocupações diferentes.
Identificando o CBO na Carteira de Trabalho
Encontrar o código CBO em sua Carteira de Trabalho é simples: ele está localizado no espaço “n° CBO”, preenchido sempre que um novo contrato de trabalho é adicionado ao documento. É válido lembrar que algumas ocupações se encontram em subcategorias, por isso a descrição detalhada de cada profissão pode auxiliar na identificação do número CBO correto. A CBO é mais do que um número: é um selo de reconhecimento da importância que cada ocupação tem em nossa sociedade.