Enquanto grande parte do mundo celebra a vinda de 2024, conforme o calendário gregoriano, muitas culturas seguem contagens de tempo completamente diferentes. No entanto, o que todos nós compartilhamos é a passagem pelo que, segundo o calendário gregoriano, seria o Ano Novo.
A origem do calendário gregoriano
Em uso na maioria dos países atualmente, o calendário gregoriano foi uma reformulação feita a partir do calendário Juliano, criado pelo líder romano Júlio César. Este correspondia à rotação da Terra ao redor do Sol, mas tinha falhas em sua precisão.
Muitos países cristãos, anteriormente, celebravam o Ano Novo em 25 de março, data que marca a aparição do arcanjo Gabriel à Virgem Maria. No entanto, o Papa Gregório restabeleceu o 1º de janeiro como o marco oficial do início do ano.
Existem outros calendários em uso
Existe uma diversidade de contagens de tempo que não seguem o calendário gregoriano. Cada um deles carrega suas peculiaridades e uma riqueza cultural imensa. Abaixo, listamos três exemplos:
Calendário Judaico
Pelo calendário judaico, estamos no ano de 5784, que celebra o Ano Novo no final de setembro, durante o mês de Tishrei. Para marcar o evento, é costume mergulhar um pedaço de fruta no mel para ter um Ano Novo doce. Mas também é um tempo de penitência e reflexões.
Calendário Islâmico
No calendário islâmico, estamos no ano de 1445, que teve seu início em agosto. Este calendário remonta à fuga do profeta Maomé da cidade de Meca para Medina. É um calendário baseado nos ciclos da Lua, o que faz com que as datas de todos os rituais islâmicos variem ao longo do tempo.
Calendário Chinês
O calendário chinês também é lunissolar, e o ano novo chinês cai em uma data diferente a cada ano. Em 2024, será comemorado no dia 10 de fevereiro. Cada ano recebe o nome de um dos 12 animais do horóscopo chinês, que têm um papel importante na cultura do país.
Essas são apenas algumas das várias formas de contagem de tempo usadas ao redor do mundo. Cada uma delas contém seus próprios rituais, crenças e histórias, demonstrando a riqueza e diversidade das culturas humanas.
Países onde não é 2024
A seguir veja 8 países que não seguem o calendário gregoriano e vivem anos diferentes do Brasil:
- Israel (segue o calendário judaico e está no ano de 5784)
- China (segue o calendário chines e está no ano de 4.717)
- Coreia do Sul (segue o calendário lunar)
- Coreia do Norte (segue o calendário Juche e está no ano 113)
- Tailândia (segue o calendário solar (Suriyakati))
- Arábia Saudita (segue o calendário islâmico e está no ano de 1445)
- Índia (celebram o ano novo com base em calendários solares, lunares ou os dois)
- Irã (atualmente está no ano de 1402).