O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou novos bloqueios no Bolsa Família para segurados que não estão cumprindo as Regras Condicionais.
As exigências tem o objetivo de garantir que os membros da família tenham acesso à saúde e à educação. Dessa forma, as famílias que não cumprirem as exigências terão o benefício bloqueado por 60 dias. Veja quais são as exigências a seguir:
- O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
- O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
- O responsável deve fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até 6 anos;
- O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
- Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.
Os segurados têm até 60 dias para voltar a cumprir as exigências. O desbloqueio deve ser feito automaticamente, sem que haja a necessidade de ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Entretanto, se a família insistir no descumprindo das Regras Condicionais, será permanentemente retirada da folha de pagamento do Bolsa Família. Desse modo, para reaver o benefício será necessário ir ao CRAS.
Calendário do Bolsa Família de julho
Apesar dos bloqueios, a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o pagamento do mês de julho. O repasse será feito nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do número de identificação social (NIS) do beneficiário. Veja todas as datas a seguir:
- NIS de final 1: dia 18 de julho;
- NIS de final 2: dia 19 de julho;
- NIS de final 3: dia 22 de julho (antecipado para o sábado 20);
- NIS de final 4: dia 23 de julho;
- NIS de final 5: dia 24 de julho;
- NIS de final 6: dia 25 de julho;
- NIS de final 7: dia 26 de julho;
- NIS de final 8: dia 29 de julho (antecipado para o sábado 27);
- NIS de final 9: dia 30 de julho;
- NIS de final 0: dia 31 de julho.
Bolsa Família antecipado em julho
A Caixa Econômica também confirmou a antecipação do Bolsa Família dos segurados que recebem na segunda-feira. Neste mês, serão beneficiados os segurados com o NIS de final 3 e 8, como indica o calendário acima.
Para ter acesso ao benefício antes do previsto, o titular precisará fazer uso do aplicativo Caixa Tem, conectado à internet.