Mesmo dentro da meta, inflação do Brasil ainda é a 7ª maior do G20
Após vários anos de luta contra o aumento dos preços, o Brasil conseguiu enfim manter a inflação dentro do teto da meta em 2023, um feito inédito desde que o Banco Central ganhou autonomia em 2021. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, encerrou o último ano com alta acumulada de 4,62%, abaixo do teto estabelecido em 4,75%.
Apesar do resultado animador, ainda há muito trabalho a ser feito para manter o custo de vida sob controle por aqui. O Brasil ocupa atualmente a sétima posição no ranking de nações com maior inflação, de acordo com estudo realizado pelo economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini. A Argentina, a Turquia e a Rússia lideram a lista.
O impacto da inflação nos alimentos
A grande vilã da alta generalizada de preços em 2023 foi a inflação dos alimentos. A categoria de alimentação no domicílio, por exemplo, registrou um salto de 1,34%. “Esse é um reflexo direto dos problemas climáticos que impactaram a produção e encareceram os produtos”, diz Andre Fernandes, chefe de renda variável da A7 Capital.
Nota-se que alimentos in natura encerraram o ano em 4,72%, enquanto o grupo de alimentação no domicílio apresentou deflação de 0,52%, puxada pela queda nos preços das carnes bovinas.
Destaques e perspectivas para o futuro
Além dos alimentos, os setores de artigos de residência e aparelhos eletrônicos contribuíram para a inflação em 2023, com alta nos preços pós-Black Friday. “Esse grupo é parte importante da inflação de bens, que encerrou o ano em 1,1% — ante 9,5% em 2022”, explica Andréa Angelo, estrategista da Warren Investimentos.
Por outro lado, setores como transportes e hospedagem mostraram desaceleração em dezembro, ajudando a equilibrar a inflação total do período. Olhando para o futuro, a esperança é que as estratégias e medidas adotadas pelos órgãos reguladores do país continuem a ter sucesso na luta contra a alta dos preços e pela manutenção de uma economia estável e saudável.
Em um cenário global de elevadas incertezas e desafios, a notícia de que a meta de inflação foi atingida representa um alento para os brasileiros, com expectativas positivas para os próximos anos.