No mundo das viagens e turismo, estamos sempre atentos às flutuações econômicas globais. E recentemente, a Argentina tem chamado a atenção. Novas medidas econômicas anunciadas pelo governo de Javier Milei, especialmente a forte desvalorização do câmbio, podem impactar de forma significativa os brasileiros que planejam visitar o país.
A Argentina tem vários tipos de câmbio, mas o que interfere diretamente nas transações comerciais e financeiras em grande escala é o dólar oficial. Existe ainda o “dólar blue”, que é comercializado em casas de câmbio paralelas e sofre influência direta da oferta e demanda, sem controle governamental.
Como a desvalorização do câmbio impacta o turismo?
Uma das grandes mudanças promovidas pela nova gestão Argentina é justamente a desvalorização do câmbio, levando o valor de 1 dólar para impressionantes 800 pesos. Com a cotação oficial anterior a esse ajuste, 1 dólar equivalia a 366 pesos. Com esse cenário, a expectativa é que os preços de diversos produtos e serviços no país aumentem consideravelmente.
O professor de economia Roberto Dumas, do Insper, destacou que a nova política econômica Argentina é positiva do ponto de vista macroeconômico. Entretanto, será preciso enfrentar uma piora na situação antes de ver melhoras significativas. Com a inflação galopante que atingiu o auge de 161% ao ano em novembro de 2023, contra 142% no mês anterior, é possível que o percentual chegue a patamares ainda mais alarmantes.
Os brasileiros ainda devem visitar a Argentina?
Apesar dos contratempos, Dumas acredita que o turismo na Argentina ainda continua atrativo. Contudo, ele alerta para a possibilidade de o dólar oficial continuar se depreciando ainda mais. Ou seja, a situação financeira do país deve piorar antes de melhorar.
De acordo com André Coelho, coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em turismo, ainda é vantajoso para os turistas brasileiros visitarem a Argentina. Entretanto, é essencial ficar atento ao meio utilizado para fazer o câmbio e tentar minimizar as perdas.
É uma época desafiadora para a Argentina, com movimentos econômicos significativos e implicações potenciais no turismo. Mas para aqueles que estão à procura de uma oportunidade para visitar o país vizinho, ainda é possível encontrar vantagens. O segredo é se informar adequadamente para aproveitar da melhor forma possível qualquer viagem.
Com informações da CNN Brasil.