A Aposentadoria por Invalidez do INSS é um importante amparo financeiro oferecido aos segurados que se encontram em uma situação de incapacidade permanente para o trabalho, seja por doenças graves ou acidentes.
Este benefício, também conhecido como Benefício por Incapacidade Permanente (BIP), é essencial para garantir a segurança financeira daqueles que, devido a circunstâncias adversas, não conseguem mais desempenhar suas atividades laborais habituais ou qualquer outra forma de trabalho.
Veja também: Mais Uma Vitória! INSS Possui Benefício Para Pacientes Com Câncer De Mama
Para entender os requisitos, critérios de avaliação e os benefícios desta modalidade de aposentadoria, é fundamental compreender inicialmente o que ela significa e quais são os critérios para sua concessão.
Entenda mais
A Aposentadoria por Invalidez é concedida pelo INSS aos segurados que se encontram em situação de incapacidade permanente para o trabalho. Isso significa que, após uma análise criteriosa e uma perícia médica realizada pelo INSS, o segurado é considerado incapaz de forma permanente para exercer suas atividades laborativas.
Essa incapacidade pode ser decorrente de uma doença grave, como câncer, HIV/AIDS, tuberculose, entre outras, ou de um acidente que cause sequelas permanentes.
Saiba como ter direito à este benefício
Para ter direito a esse benefício, o segurado precisa atender a três requisitos básicos estabelecidos pelo INSS. Primeiramente, é necessário estar em dia com as contribuições ao INSS por um período mínimo, conhecido como carência.
A carência varia de acordo com a idade e a causa da invalidez. Por exemplo, para doenças graves, a carência é dispensada, enquanto para outras doenças ou acidentes, é necessário um período mínimo de contribuição.
Além da carência, é imprescindível comprovar a invalidez permanente por meio de perícia médica realizada pelo INSS. Essa perícia é fundamental para determinar se a incapacidade é realmente permanente e se o segurado se enquadra nos critérios estabelecidos para a concessão da aposentadoria.
Outro requisito importante é que o segurado não esteja recebendo outro benefício por incapacidade, como auxílio-doença acidentário ou auxílio-doença especial. Isso porque a Aposentadoria por Invalidez é destinada especificamente para aqueles que se encontram em uma situação de incapacidade permanente e não podem mais retornar ao trabalho.
Existem algumas doenças graves que dispensam a carência para a concessão da Aposentadoria por Invalidez, como HIV/AIDS, câncer, tuberculose, entre outras. Essas doenças são consideradas tão graves que o segurado não precisa cumprir o período mínimo de contribuição para ter direito ao benefício.
Como é calculado?
O valor da Aposentadoria por Invalidez é calculado com base na média dos salários de contribuição do segurado, acrescentando 2% a cada ano que o segurado ultrapassar os requisitos mínimos de carência. No entanto, o valor final não pode ultrapassar o teto estabelecido pelo INSS, que em 2024 é de R$ 7.087,22.
Lindomar Pereira Cortez
[…] Leia também: INSS Libera Aposentadoria Para Quem Tem Menos De 50 Anos; Veja Como Solicitar […]