Gerador de PIS online: saiba o que é e como utilizar
Alguns sites estão disponibilizando a geração simplificada de números válidos de PIS: ao clicar para gerar, os números sequenciais são exibidos na tela. No entanto, é fundamental destacar que esses mecanismos não permitem a geração de números de PIS para uso legítimo. Tais aplicativos foram criados com o propósito exclusivo de auxiliar profissionais e estudantes de informática no teste de softwares que validam campos de CPF durante o desenvolvimento.
O principal objetivo dessas plataformas é fornecer suporte para testes de aplicativos, assegurando a correta validação dos campos de CPF. Qualquer outra utilização desses sites é inteiramente responsabilidade do usuário, conforme destacado pelas próprias plataformas.
Como consultar em endereços oficiais?
Aqui estão sete maneiras distintas de verificar seu número do PIS:
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital: Disponível para dispositivos Android e iOS, após fazer login com sua conta Gov.br, navegue até a seção de contratos para localizar seu número.
- Aplicativo FGTS: Também disponível para Android e iOS, acessível mediante login na conta Gov.br. O número pode ser encontrado na seção de endereço e dados pessoais.
- Aplicativo Caixa Trabalhador: Após instalar o aplicativo, faça login com seu CPF e selecione a opção “Meu NIS” para consultar seu número.
- Aplicativo Meu INSS: Integrado à conta Gov.br, este aplicativo permite acessar seu número na seção “meu cadastro”.
- Telefone da Caixa: Ligue para 0800 726 0207 para obter informações sobre PIS, FGTS, seguro desemprego e outros serviços, com atendimento disponível 24 horas por dia.
- Telefone da Previdência Social: Ligue para 135 e selecione a opção para outros assuntos (opção 3) ou fale diretamente com um atendente para obter seu número.
- Site do CNIS: Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, clique em “Cidadão” e siga as instruções para consultar seu número.
Estas são maneiras confiáveis e legalmente aceitas para acessar o seu número de PIS, assegurando que você obtenha corretamente suas informações trabalhistas e previdenciárias.
Veja também: PIS emitido pela Caixa: saiba o que isso significa e como consultar seu saque
O que é o PIS?
O número do PIS é inicialmente atribuído no primeiro emprego, com o cadastro sendo feito pela empresa contratante por meio do Documento de Cadastramento do NIS (DCN). Todos os trabalhadores de empresas privadas no Brasil recebem essa inscrição no PIS, mesmo que não estejam ativamente empregados no momento.
O PIS e o NIS (ou NIT) são identificadores únicos que correspondem ao mesmo número, originados pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), administrado pela Caixa. O NIS é destinado a indivíduos elegíveis para receber benefícios sociais, como o Bolsa Família. Quando uma pessoa começa a trabalhar formalmente, seu registro no NIS é automaticamente convertido para PIS, incluindo informações detalhadas sobre o empregador.