Recentemente, as Lojas Americanas causaram uma grande repercussão ao apresentar uma opção que permite aos clientes usarem o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como uma linha de crédito para compras. O serviço é oferecido em parceria com a empresa Ame Digital.
Esta linha de crédito, como o próprio nome sugere, adianta os valores das parcelas do saque-aniversário do FGTS para o trabalhador, que normalmente tem direito de sacar esses recursos de forma parcial e anualmente, no mês do seu aniversário.
Falta de informação sobre taxa de juros
O que causou alvoroço entre os internautas foi a ausência de aviso de que se tratava de uma linha de crédito, implicando a cobrança de juros como em qualquer outro tipo de empréstimo. Até o momento da última atualização deste relatório, a Americanas não havia fornecido informações sobre as taxas cobradas pela Ame Digital para esta modalidade de crédito.
Em um comunicado, a Empresa menciona que “o produto financeiro citado (FGTS) é utilizado de forma ampla por vários setores da economia”, e ressalta que essa opção de serviço é “apenas mais uma opção de pagamento para o consumidor”.
A reação nas redes sociais
O anúncio gerou um grande volume de publicações nas redes sociais, incluindo postagens de fotos da oferta nas lojas. Os internautas estão expressando opiniões diversas sobre a nova opção de crédito oferecida pelas Lojas Americanas.
Prejuízo nas Lojas Americanas em 2023
É importante salientar que a divulgação desta nova opção de crédito vem na sequência de um ano desafiador para as Lojas Americanas. A empresa registrou um prejuízo de R$ 4,6 bilhões entre janeiro e setembro de 2023.
No entanto, ainda é incerto se a introdução desta linha de crédito com base no saque-aniversário do FGTS será uma tática efetiva para melhorar a situação financeira da empresa ou se será vista como uma tentativa de tirar vantagem dos clientes.