A partir deste mês, o processo de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) passará por mudanças com a implementação da plataforma FGTS Digital. Este novo sistema promete simplificar e tornar menos burocrático o acesso aos saldos do FGTS para os trabalhadores demitidos sem justa causa. Anteriormente, para realizar o saque, os trabalhadores precisavam aguardar que suas empresas lhes fornecessem a “chave de conectividade”, um processo muitas vezes de atrasos.
Saiba também: FGTS Digital: Saiba Como Funciona O Saque-Rescisão Na Plataforma
Com a introdução da plataforma FGTS Digital, as empresas passaram a ser obrigadas a utilizar essa nova ferramenta a partir do último 1º de março. Inicialmente concebida para facilitar os procedimentos administrativos das empresas, a plataforma também traz benefícios diretos aos trabalhadores, simplificando o processo de saque do FGTS por demissão.
Uma das mudanças é a eliminação da necessidade da chave de autorização para o saque do FGTS. Anteriormente, ao ser demitido, o trabalhador recebia uma chave numérica que deveria ser apresentada na Caixa Econômica Federal para confirmar o direito à rescisão. Agora, com a integração do sistema eSocial com o FGTS Digital, assim que o trabalhador for demitido, a empresa dará baixa em seu contrato de trabalho de forma online, notificando automaticamente a Caixa, o que simplifica e agiliza o processo de solicitação do saque.
FGTS Digital
Antes, o trabalhador dependia da empresa para obter a chave de autorização. Agora, a empresa informa diretamente pelo sistema eSocial em conjunto com o FGTS Digital que o trabalhador foi dispensado sem justa causa, dispensando a necessidade da chave para o saque.
Para realizar o saque do FGTS de forma digital, o trabalhador deve seguir alguns passos simples:
- Acesse o aplicativo FGTS e faça login;
- No menu de serviços, selecione “Saque digital”;
- Escolha a opção “saque rescisão”;
- Confira se preenche todos os requisitos necessários;
- Envie documentos, caso necessário;
- O dinheiro será transferido para a conta corrente cadastrada no aplicativo.
Essa nova modalidade de saque do FGTS oferece mais comodidade e agilidade aos trabalhadores, eliminando a necessidade de deslocamento até agências bancárias e simplificando todo o processo de solicitação e recebimento dos valores devidos.