Entenda o que é o abono liberado na Caixa e no BB: é o 14° salário?
Com montantes que podem superar os R$1.400, este benefício extraordinário, muitas vezes denominado como o 14º salário, começou a ser distribuído a partir de 15 de fevereiro, direcionado aos trabalhadores regidos pela CLT e aos funcionários públicos. O abono adicional, popularmente conhecido como o 14º salário para trabalhadores sob o regime CLT em 2024, é destinado a indivíduos que preencham critérios específicos estipulados pelo governo.
Para ser elegível a esse benefício, é imprescindível ter laborado por no mínimo 30 dias durante o ano-base de 2022 e possuir inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) por, pelo menos, cinco anos consecutivos, auferindo uma remuneração média de até dois salários mínimos mensais ao longo do período empregado no ano-base.
Como receber esse 14º?
Os trabalhadores podem conferir sua elegibilidade e verificar a disponibilidade do abono através dos meios oficiais do governo, como os aplicativos fornecidos pela Caixa Econômica Federal (para trabalhadores do setor privado) ou pelo Banco do Brasil (para funcionários públicos). Ao inserir o Número de Identificação Social (NIS), é viável checar se têm direito ao benefício.
Se surgirem questionamentos quanto à elegibilidade ou ao procedimento de verificação, os trabalhadores podem buscar assistência pessoalmente nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, ou então através dos serviços de atendimento ao cliente oferecidos por essas instituições bancárias.
Veja também: URGENTE: INSS confirma 14° salário para aposentados e pensionistas?
Veja também: Caixa e BB libera repasse exclusivo para trabalhadores: veja quem saca
Valores e datas do abono
O montante do abono é determinado pela quantidade de meses efetivamente trabalhados em 2022, o que implica em uma variação conforme o tempo de serviço de cada indivíduo durante esse período. Os pagamentos estão sendo efetuados de acordo com um cronograma estabelecido com base no mês de nascimento dos beneficiários, com previsão de continuidade até agosto de 2024.
A título de ilustração, os beneficiários nascidos em março receberão os pagamentos a partir de 15 de abril. Esse esquema progressivo prossegue com as próximas datas de liberação, programadas para os nascidos em maio e junho em 15 de maio de 2024, julho e agosto em 17 de junho de 2024, setembro e outubro em 15 de julho de 2024, e novembro e dezembro em 15 de agosto de 2024.
É importante ressaltar que os montantes referentes ao abono permanecerão acessíveis para saque até o dia 27 de dezembro de 2024. Posteriormente, os fundos não retirados serão direcionados de volta ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), onde poderão ser alocados para outros programas de assistência.
[…] Veja também: Entenda o que é o abono liberado na Caixa e no BB: é o 14° salário? […]
[…] Veja também: Entenda o que é o abono liberado na Caixa e no BB: é o 14° salário? […]