A restituição do Imposto de Renda é algo que desperta o interesse de grande parte dos brasileiros. Afinal, quem não gostaria de receber de volta um dinheiro que foi pago a mais ao longo do ano? Mas, você sabe o que é e como consultar sua restituição?
Basicamente, a restituição do Imposto de Renda é uma devolução feita pela Receita Federal para as pessoas que contribuíram além do valor necessário. Isso pode acontecer, por exemplo, quando há deduções que resultam em um saldo devido menor que o imposto que foi retido na fonte.
Você pode verificar se tem direito a esse reembolso fazendo uma consulta no site da Receita ou pelo aplicativo Pessoa Física. Vamos te mostrar como a seguir.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Consultar a restituição do imposto de renda é processualmente simples e rápido. Você precisará de alguns dados básicos para realizar a consulta, como informar seu CPF e data de nascimento. Segue o passo a passo:
- Acesse a página de consulta da Receita Federal;
- Informe seu CPF e data de nascimento;
- Escolha o ano de consulta;
- Digite os caracteres de verificação;
- Clique em “Consultar”.
Feito isso, serão apresentados os resultados de sua declaração, contendo também as informações sobre uma possível restituição.
Como consultar a restituição pelo aplicativo Pessoa Física?
Essa consulta também pode ser realizada de forma digital através do aplicativo Pessoa Física da Receita Federal. Confira o passo a passo:
- Abra o aplicativo Pessoa Física e clique no menu no canto superior esquerdo;
- Acesse “Consulta Restituição”;
- Digite seu CPF;
- Selecione o ano referente à consulta;
- Toque em “Consultar”.
Pronto, agora você consegue ver as informações sobre a sua restituição.
Quando receberei a restituição?
A ordem dos pagamentos da restituição é estabelecida com base na data de envio do Imposto de Renda. Ou seja, aqueles que fizeram a declaração mais cedo recebem a restituição primeiro. Entretanto, pessoas com mais de 60 anos ou deficientes possuem prioridade.
Desde o ano de 2022, é possível receber a restituição via Pix, porém apenas com o CPF como chave. É importante estar atento ao calendário de restituição do Imposto de Renda para não perder as datas.
[…] Veja também: Consulta de Restituição do Imposto de Renda: o que é? Como fazer? […]