Compra de votos por “batatas fritas”: esta empresa inovou na campanha

Imagine poder ganhar um lanche sem desembolsar nada, simplesmente por exercer o seu direito de votar. É exatamente isso que vai acontecer nesta segunda-feira, dia 7, quando os brasileiros terão a chance de sair das urnas e, de quebra, garantir um petisco gratuito no Burger King.

A rede de fast food anunciou que, em uma jogada de marketing inusitada e criativa, distribuirá batatas fritas ou onion rings gratuitamente para aqueles que apresentarem o comprovante de votação.

E a ideia de “compra de votos” com petiscos pode, na verdade, ter um impacto positivo, incentivando uma maior participação nas urnas e, ao mesmo tempo, movimentando os negócios da empresa.

Como vai funcionar a promoção?

A mecânica da promoção é bastante simples, mas cheia de apelo tanto para consumidores quanto para cidadãos conscientes. Veja como garantir seu lanche grátis:

  • Disponível na segunda-feira, 07 de outubro: A promoção será válida somente no dia seguinte ao primeiro turno das eleições municipais de 2024. Esse dia foi estrategicamente escolhido para atrair os eleitores que passaram pelo processo democrático no dia anterior.
  • Comprovante de votação é a chave: Ao sair das urnas, os eleitores recebem um comprovante de que exerceram seu direito ao voto. Esse comprovante é o passaporte para garantir a batata frita ou onion rings grátis nas lojas do Burger King.
  • Não há necessidade de reter o comprovante: Ao apresentar o comprovante de votação, o cliente não precisará deixá-lo na loja. Apenas mostrá-lo ao atendente será suficiente para receber o lanche, o que mantém o documento nas mãos do cidadão para outros fins.
  • Tamanho médio garantido: Tanto as batatas quanto os onion rings serão servidos no tamanho médio, sem diferenciação de tamanho dependendo do item escolhido. É uma forma de padronizar a promoção e garantir que todos os participantes recebam o mesmo tipo de benefício.

Objetivos por trás da campanha

Essa promoção não é apenas um golpe de marketing genial para aumentar as vendas na segunda-feira pós-eleitoral, mas também traz um discurso social importante.

Igor Puga, vice-presidente de marketing do Burger King no Brasil, falou sobre a campanha em uma entrevista ao Jornal Folha de São Paulo. Ele destacou que a ideia é incentivar mais pessoas a votarem, reduzindo a abstenção e reforçando a importância do voto.

“A campanha é uma chance de unir as duas coisas: fazermos uma promoção para aumentar as vendas, ao mesmo tempo em que falamos de uma coisa séria – a abstenção nas eleições tem sido muito alta, chegou a 31 milhões de eleitores em 2022“, declarou Puga.

Esse número alarmante de pessoas que deixaram de votar nas últimas eleições acendeu um alerta tanto em órgãos governamentais quanto em empresas privadas. A baixa participação pode impactar a legitimidade do processo democrático e abrir espaço para questionamentos sobre a representatividade dos eleitos.

Ao atrelar a campanha a uma ação tão relevante quanto o ato de votar, o Burger King busca sensibilizar o público para essa questão e, ao mesmo tempo, beneficiar os consumidores.

Se essa campanha terá um impacto significativo no número de eleitores é algo que só o tempo dirá, mas o Burger King já garantiu seu lugar nas manchetes e, certamente, nos corações dos brasileiros.

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