Como conseguir até 100% de financiamento no Fies 2024
Até sexta-feira, dia 15, os alunos interessados em se matricular em cursos de graduação oferecidos por instituições privadas no primeiro semestre de 2024 têm a oportunidade de se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Conforme as informações do edital publicado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o programa de financiamento estudantil em universidades particulares conta com um total de 112.168 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente pela internet, utilizando o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
Veja também: Emita o boleto do FIES pela Caixa ou BB agora: passo a passo
Veja também: Dívida estudantil: Serasa oferece oportunidade única para quitar débitos
Veja também: Dívidas do FIES podem ser negociadas no Desenrola: veja como
100% de financiamento
No dia 21, serão anunciados os resultados da pré-seleção na chamada única, e os candidatos selecionados terão do dia 22 ao dia 26 do mesmo mês para concluir sua inscrição. Uma das principais novidades deste ano é a alocação de 50% das vagas para o Fies Social, com o intuito de auxiliar a população de baixa renda.
Para serem elegíveis ao Fies Social, os estudantes precisam estar registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com uma renda familiar per capita que não ultrapasse meio salário mínimo, equivalente a R$ 706, possibilitando o financiamento de até 100% dos custos educacionais.
Fies Social
Os critérios de seleção do Fies foram ajustados para abranger uma variedade de grupos de estudantes. No Fies Social, os inscritos no CadÚnico têm prioridade, seguidos pelos bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (Prouni) que ainda não concluíram a graduação e não foram beneficiados pelo Fies.
Logo após, encontram-se os estudantes sem diploma universitário prévio e que nunca foram beneficiados pelo Fies, seguidos pelos que, embora ainda não possuam diploma de graduação, já usufruíram do programa em ocasiões anteriores e quitaram seus financiamentos. Por fim, são considerados os estudantes com diploma de graduação e que foram beneficiados pelo Fies, conseguindo pagar integralmente o financiamento do curso anterior.
Edição 2024
Uma modificação importante introduzida pelo edital é a maior liberdade na escolha dos cursos pelos candidatos. Atualmente, os estudantes têm a possibilidade de optar por até três cursos diferentes, sem se restringir a um único agrupamento de áreas do conhecimento. Isso marca uma mudança significativa em relação às regras anteriores, que limitavam a escolha dos cursos a um único agrupamento de áreas.
A seleção dos candidatos inscritos será feita com base na pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta as edições a partir de 2010. Para serem considerados aptos ao Fies, os candidatos devem alcançar uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem, além de obterem uma nota de 400 pontos ou mais na redação.
[…] Veja mais: Como Conseguir Até 100% De Financiamento No Fies 2024 […]