Se você atingiu a idade mínima e possui pelo menos 180 contribuições ao INSS, pode estar elegível para a aposentadoria por idade urbana. A boa notícia é que o processo de solicitação pode ser feito totalmente pela internet, sem a necessidade de comparecer a uma agência do INSS.
Veja também: Fuja Do Pente-Fino Do INSS: Veja Como Atualizar Seus Dados Online
Para utilizar o serviço de aposentadoria por idade urbana no INSS, você deve:
- Ter pelo menos 180 contribuições ao INSS.
- Possuir 15 anos de tempo de contribuição.
- Ter idade mínima de 65 anos (se homem) ou 62 anos (se mulher).
Se você atende a esses requisitos, pode seguir os passos descritos abaixo para solicitar sua aposentadoria.
Etapas para a realização do pedido
Solicitação do benefício: A solicitação do benefício de aposentadoria por idade urbana pode ser realizada de forma simples e prática através do site ou aplicativo Meu INSS. Siga os passos abaixo:
- Acesse o Meu INSS:
- Aplicativo Móvel: Baixe o aplicativo Meu INSS na loja de aplicativos do seu celular.
- Web: Acesse o site do Meu INSS.
- Clique no botão “Novo Pedido”: No menu principal, localize e clique na opção “Novo Pedido”.
- Digite “Aposentadoria por Idade Urbana”: Na caixa de pesquisa, digite “aposentadoria por idade urbana” para encontrar o serviço correto.
- Selecione o serviço/benefício: Clique no nome do serviço/benefício exibido na lista de opções.
- Leia as instruções: Um texto informativo aparecerá na tela. Leia atentamente e siga as instruções fornecidas para prosseguir com o pedido.
Documentação necessária: Você precisará dos seguintes documentos para solicitar a aposentadoria:
- Número do CPF: Certifique-se de ter seu CPF em mãos, pois ele será necessário para a solicitação.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração Pública e Termo de Responsabilidade ou Particular (modelo do INSS): Caso você não possa realizar o pedido pessoalmente.
- Termo de Representação Legal (Tutela, Curatela ou Termo de Guarda): Se aplicável.
- Documento de Identificação com Foto e CPF do Procurador ou Representante: Pode ser RG, CNH ou CTPS.
Acompanhamento do pedido: Após solicitar o benefício, é importante acompanhar o status do seu processo. Para isso:
- Entre no Meu INSS:
- Aplicativo Móvel: Abra o aplicativo Meu INSS.
- Web: Acesse o site do Meu INSS.
- Clique em “Consultar Pedidos”: No menu, localize e clique na opção “Consultar Pedidos”.
- Encontre seu processo: Na lista de processos, encontre o seu pedido.
- Ver mais detalhes: Clique em “Detalhar” para visualizar informações mais específicas sobre o andamento do seu pedido.
O prazo médio para receber uma resposta sobre o pedido é de aproximadamente 45 dias corridos. Para obter mais informações ou tirar dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
Dúvidas e informações adicionais
Se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações sobre o processo de aposentadoria, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), para fornecer suporte e resolver questões relacionadas ao seu pedido.