Comitê da Petrobras elege novo presidente da estatal (24); confira a decisão
O Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quarta-feira (22) a nomeação da engenheira Magda Chambriard para a presidência da estatal. Magda foi indicada pelo presidente Lula na semana passada. Sua nomeação ainda precisa ser votada pelo Conselho de Administração da Petrobras na próxima sexta-feira (24).
O comunicado divulgado pela estatal afirmou que o CELEG concluiu que a indicação da senhora Magda Chambriard cumpre os requisitos estabelecidos pelas regras de governança da companhia e pela legislação aplicável, estando qualificada para ser avaliada pelo Conselho de Administração (CA) e, portanto, elegível para ambos os cargos.
Novo presidente da Petrobras
No comunicado, a Petrobras enfatizou que, após a renúncia do ex-presidente Jean Paul Prates, apenas a aprovação do Conselho de Administração é necessária para que Magda assuma a presidência da estatal. Normalmente, o processo exige também a validação do nome pela Assembleia de Acionistas. De acordo com a Petrobras, essa validação pode acontecer na próxima Assembleia-Geral agendada no calendário, sem a necessidade de uma sessão extraordinária.
Magda Chambriard atuou como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) no governo Dilma. Ela foi escolhida pelo presidente Lula para substituir Jean Paul Prates, que foi demitido após meses de tensões políticas e conflitos internos com o governo em diversos aspectos.
O cerne da disputa envolvia Prates e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A controvérsia em torno do pagamento de dividendos aos acionistas da Petrobras – quando Prates se opôs a uma orientação do governo – foi, de acordo com fontes, o ponto culminante. Atualmente, a Petrobras está sendo dirigida interinamente pela economista Clarice Coppeti, integrante da diretoria-executiva da estatal.
Veja também: Petrobras (PETR4): por que a companhia não pagou dividendos?
Veja também: Ações da Petrobras (PETR3; PETR4): o que esperar para 2024
Carreira de Magda Chambriard
Magda Chambriard é formada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado em engenharia química. Ela também tem especializações em engenharia de reservatórios, avaliação de formações e produção de petróleo e gás.
- Iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, atuando na área de produção por mais de 20 anos.
- Em 2002, assumiu a assessoria da diretoria de Exploração e Produção da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
- Em 2008, assessorou a comissão interministerial criada pelo presidente Lula para estudar as regras de exploração e produção das reservas de petróleo e gás na área do pré-sal.
- Em 2012, assumiu a diretoria-geral da ANP, permanecendo no cargo até 2016. Durante sua gestão, liderou estudos técnicos que resultaram na primeira licitação do pré-sal.
- Desde 2021, atua na Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
- Sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.