O abono salarial, um benefício anual fundamental para muitos trabalhadores brasileiros, está sob análise para uma possível antecipação, gerando discussões acaloradas e preocupações sobre o impacto financeiro nos cofres públicos.
Atualmente, o pagamento do abono PIS/PASEP ocorre dois anos após o trabalhador adquirir o direito, seguindo uma medida implementada em 2020. No entanto, o presidente Lula e o Tribunal de Contas de Pernambuco têm estudado a viabilidade de antecipar esse benefício, reduzindo o prazo para apenas um ano após o direito ser adquirido.
Veja mais: Quem Trabalhou Por 30 Dias Em 2022 Poderá Sacar O Repasse Especial Da CAIXA
Embora essa proposta seja vista como uma potencial melhoria para os beneficiários, o governo expressa apreensão diante da possibilidade de duplicação de pagamentos em 2025 ou nos anos seguintes, o que resultaria em uma pressão adicional sobre os recursos públicos.
Critérios
Estimativas apontam que uma mudança no cronograma de pagamentos implicaria em um gasto considerável de R$ 30 bilhões, comprometendo verbas que poderiam ser destinadas a outras áreas igualmente importantes.
Por outro lado, a determinação dos critérios para o recebimento do abono permanece inalterada. Os trabalhadores que desejam verificar sua elegibilidade podem acessar a Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br para avaliar se atendem aos requisitos necessários.
Saiba como receber o abono
Para receber o abono, é necessário ter um cadastro no programa PIS/PASEP com pelo menos cinco anos de contribuição, ter trabalhado na empresa por no mínimo 30 dias no ano-base, ter recebido até dois salários mínimos no período e manter os dados atualizados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.
Para receber o Piz é pelo governo ou pelo patrão e o último patrão que assinou a carteira tem que atualizar ou assinar a liberação do piz
Se vc já tem mais de 5 anos de contribuição no INSS, automaticamente começa a receber, tens que ter assinado no ano pelo menos 30 dias, os valores são pagos dependendo dos meses trabalhados no ano base, esse valor entra na sua conta da caixa de tiveres. No app carteira digital aparece se tem direto e quando tem.
E vdd msm
Meu pis
Na verdade na contituicao ja diz que é de ano em ano
Governo paga em 2 em 2 por ser pilantra roubando o povo
Pra pagar bolsa preguiça presidente paga agora o direito dos trabalhadores é essa frescura só promessas segundo codevap dinheiro tem sobrando não paga se não quiser
Pilastra e o bolsonario não o Lula ficamos sem receber depois que o bolsonario entrou foi só o Lula ganhar que voltamos a receber nosso pis
Nem dos dois presta todos eles rouba o mais é amigo dos ricos mais seu Lula pilastra tu prestar conta com Deusporque Deus estar do lado dos pobres
[…] Veja também: Caixa e BB terão antecipação do PIS/Pasep de 2025? Veja quem recebe […]