O Bolsa Família, um dos mais importantes programas sociais do Brasil, está sempre evoluindo para oferecer suporte cada vez mais eficiente às famílias de baixa renda.
Uma das iniciativas mais recentes é o programa Acredita no Primeiro Passo, que oferece microcrédito produtivo orientado para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), incluindo aquelas beneficiárias do Bolsa Família.
Saiba mais: Bolsa Família: Confira Quem Ainda Pode Sacar Neste Final De Semana
A partir de agosto, essa iniciativa será expandida para a região Norte, permitindo que diversas famílias do programa possam receber valores de até R$ 20 mil nos próximos meses.
Expansão do programa para a região Norte
O programa, já em operação no Nordeste, será disponibilizado na região Norte por meio do Banco da Amazônia (Basa). A expansão tem como objetivo beneficiar:
- Famílias de baixa renda
- Trabalhadores informais
- Mulheres empreendedoras
- Produtores rurais que já empreendem ou desejam iniciar um negócio
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, se reuniram no início de julho para discutir os detalhes dessa expansão.
A expectativa é de que o microcrédito tenha um impacto positivo na economia da região, fomentando o empreendedorismo e gerando renda para as famílias beneficiadas.
Resultados positivos no Nordeste
No Nordeste, o programa Acredita no Primeiro Passo já apresenta resultados promissores. No início de julho, o Banco do Nordeste e o governo do Ceará assinaram o termo de adesão ao programa, com a assinatura de 100 contratos durante uma cerimônia em Fortaleza.
O Acredita no Primeiro Passo prevê a utilização de até R$ 500 milhões do programa de crédito FGO-Desenrola Brasil e do Bolsa Família em 2024. As metas são: realizar 1,25 milhão de transações de microcrédito até 2026, beneficiando milhões de empreendedores em todo o país.
Calendário do Bolsa Família em julho
A Caixa Econômica Federal iniciou no dia 18 de julho o pagamento da parcela do Bolsa Família para os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) final 1. O benefício será depositado em conta poupança social digital ou conta poupança da Caixa, podendo ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
O calendário de pagamentos segue de forma escalonada até o dia 31 de julho, conforme o final do NIS:
- NIS final 1: 18 de julho
- NIS final 2: 19 de julho
- NIS final 3: 22 de julho (antecipado)
- NIS final 4: 23 de julho
- NIS final 5: 24 de julho
- NIS final 6: 25 de julho
- NIS final 7: 26 de julho
- NIS final 8: 29 de julho (antecipado)
- NIS final 9: 30 de julho
- NIS final 0: 31 de julho
Em algumas cidades que estão enfrentando desastres naturais, como seca ou estiagem, o pagamento do Bolsa Família será antecipado para o dia 18 de julho, independentemente do número do NIS.