Bolsa Família: Governo já liberou R$ 600 no Caixa Tem HOJE (10)?
Com o intuito de auxiliar na recuperação das áreas mais afetadas por desastres naturais recentes no estado do Rio Grande do Sul (RS), o Governo Federal anunciou mudanças nos pagamentos do Bolsa Família para este mês de maio.
O que muda no Bolsa Família em meio aos desastres das chuvas no RS?
O estado gaúcho vem enfrentando temporais devastadores que desencadearam uma situação de calamidade pública. Como parte de uma ação emergencial, haverá a antecipação do Bolsa Família já no início do calendário de pagamentos, no dia 17 de maio.
Além do Bolsa Família, será antecipado também o Auxílio Gás, no valor de R$ 102. Este benefício que é pago bimestralmente e auxilia na compra de gás de cozinha de 13 kg, teve seu último pagamento liberado no mês anterior, abril, e seguindo o cronograma voltaria a ser pago em junho, porém devido aos acontecimentos, ele será adiantado para este mês de maio, reforçando assim os auxílios financeiros às famílias gaúchas beneficiárias.
Antecipação de outros benefícios
Outras antecipações foram realizadas, incluindo as aposentadorias e pensões do INSS, bem como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), todos com previsão de pagamento também para o dia 24 de maio.
Para aqueles que perderam documentos ou cartões durante as enchentes, é possível emitir uma Declaração Especial de Pagamento por meio das prefeituras locais. Para mais informações, os beneficiários devem procurar os órgãos responsáveis nas regiões onde estão abrigados.