No dia 12 de setembro de 1928, o Rio Grande do Sul viveu um dia histórico. Foi neste dia que o Banrisul, com um capital inicial de 50 mil contos de réis, começou a operar em salas no prédio do Tesouro do Estado, em Porto Alegre. Iniciando suas atividades com duas carteiras: hipotecária e econômica, o banco gaúcho dava os primeiros passos em uma trajetória de sucesso e reconhecimento.
Apenas dois anos depois, em 1930, o Banrisul já se expandia pelo estado. Neste ano, a instituição financeira inaugurou 22 novas agências, ampliando sua capilaridade pelo Rio Grande do Sul. Este movimento ganhou ainda mais força com a incorporação do extinto Banco Popular.
A consolidação do Banrisul
Na década de 30, o Banrisul consolidava cada vez mais sua relação com a comunidade gaúcha. Em um momento marcante, o banco adquiriu uma área na Zona Sul de Porto Alegre em 1938, para a instalação de um cassino.
Enquanto as décadas avançavam, o Banrisul não deixava de evoluir. Em 1941, o banco auxiliou na reestruturação das regiões atingidas pela enchente do Lago Guaíba em Porto Alegre. Durante este período, a instituição se tornou o agente financeiro responsável por intermediar os recursos liberados pelo governo federal. Além disso, no mesmo ano, o banco inaugurou sua primeira sede própria, na Rua Sete de Setembro, na capital do estado.
O Banrisul no século XXI
No início do novo milênio, o Banrisul continuou a trilhar seu caminho de sucesso. Em 2003, o banco ingressou no segmento de consórcios para a compra de tratores, automóveis e casas. Dois anos depois, o Banrisul marcou história ao introduzir o Cartão Internet com chip inteligente.
Já em 2007, o Banrisul mostrou mais uma vez a sua grandeza. Nesse ano, a instituição financeira concluiu o processo de capitalização e emissão secundária de ações preferenciais de titularidade do Estado do Rio Grande do Sul. Esta operação marcou a maior colocação primária de ações com bancos na América Latina.
Hoje, o Banrisul é um dos mais renomados bancos do Brasil, contando com enorme reconhecimento e prestígio. Sem dúvidas, a trajetória do banco gaúcho se mostra uma inspiração para a constante busca de evolução e inovação no setor financeiro.