Para muitos, as festas de final de ano e os serviços festivos costumam ser densamente divertidos e relaxantes. No entanto, podem também se tornar períodos altamente estressantes. O último mês do ano é um fechamento de ciclos e comprovação de realizações, mas nessa época também ocorre um elevado volume de gastos, a tensão de inúmeros compromissos e as altas expectativas, um cenário perfeito para o surgimento do estresse de fim de ano.
Por que o fim de ano pode ser tão estressante?
Conforme a International Stress Management Association (Isma), durante o mês de dezembro, os níveis de estresse tendem a subir em 75%, um alto índice considerando uma média anual. Segundo uma pesquisa realizada, que teve por entrevistados indivíduos entre 25 e 55 anos, os sintomas do estresse foram revelados: 75% se sentiram mais irritados, 70% mais ansiosos, 80% sentiram a tensão no corpo e 38% relataram problemas para dormir.
Diversos fatores são atribuídos a este cenário: excesso de atividades no trabalho, volume alto de despesas devido aos presentes e confraternizações, correria para comprar presentes, organização de festividades, acúmulo de compromissos pendentes, sensação de falta de tempo, a constante reflexão sobre o anual que passou e, consequentemente, angústia, expectativa e ansiedade para o próximo ano e uma autocobrança excessiva para agradar aos demais em festas familiares.
Como aliviar o estresse neste período?
Apesar destes motivos muito válidos, nosso maior desejo é que você consiga transcorrer um final de ano sereno, alegre e livre de angústias. Para isso, é necessário praticar certos cuidados e adotar certos hábitos que te auxiliarão nesse processo. Vamos a eles:
- Seja gentil com você mesmo: Seu melhor é suficiente. A autocobrança não te levará a lugar nenhum.
- Organize suas finanças: presentear alguém é uma sensação prazerosa. Contudo, é fundamental ficar atento para não estourar o orçamento.
- Divida as tarefas: Você não precisa fazer tudo sozinho.
- Respire fundo: o simples ato de respirar pode ajudar a acalmar o corpo e a mente.
- Reconheça seus sentimentos: Expressar sentimentos que estejam lhe causando desconforto de alguma maneira pode ser libertador.
- Mantenha hábitos saudáveis: Não seja irresponsável apenas por ser final de ano. Mantenha-se firme em suas rotinas de saúde e bem-estar, fazendo exercícios físicos, bebendo muita água e se alimentando bem.
Lembrando que essas são apenas algumas das muitas estratégias que podem ser adotadas para combater o estresse de final de ano. Seja gentil consigo mesmo e lembre-se de que cada pessoa é única e pode necessitar de diferentes maneiras de lidar com o estresse.