Alerta! iCred emite comunicado sobre golpes em empréstimos do FGTS
O crescimento preocupante das incidências de fraudes voltadas para aposentados, especialmente os de idade avançada, tem gerado inquietação no âmbito financeiro. Em 2023, as ocorrências de fraude registraram um aumento superior a 70% em relação ao ano anterior, de acordo com informações divulgadas pelo Governo Federal. Somente entre janeiro e junho desse mesmo ano, mais de 15 mil casos foram reportados.
Os golpistas concentram sua atenção principalmente em indivíduos que alcançaram a aposentadoria após longos períodos de contribuição para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Túlio Matos, um dos sócios fundadores da iCred, uma fintech com sede em Sergipe, voltada para simplificar o acesso a crédito e empréstimos pessoais, destaca a importância da prudência em momentos tão sensíveis.
Veja também: Golpe do Pix, Phishing e outros: 5 Golpes Online que podem aparecer em 2024
Veja também: Alerta de Golpe! Falso SMS do Bolsa Família: saiba como não cair
Comunicado sobre golpes do FGTS
Túlio Matos destaca que é fundamental estabelecer negociações apenas com instituições financeiras reconhecidas por sua reputação sólida e processos seguros, onde a tecnologia desempenha um papel crucial. Ele salienta que medidas simples podem evitar fraudes, como a não divulgação de senhas ou dados bancários, a verificação da origem das propostas de empréstimo online e a validação da autenticidade dos sites e links das instituições financeiras.
O executivo alerta que evitar pagamentos antecipados também é crucial, pois essa prática é ilegal. Ele ressalta que o apoio da família pode ser fundamental para a segurança dos idosos e acrescenta que os familiares precisam entender os riscos envolvidos para orientar melhor seus entes queridos.
iCred
A iCred, fundada em 2022, tem como objetivo simplificar o acesso ao crédito pessoal. Em seu primeiro ano de operação, a empresa antecipou mais de R$ 1 bilhão em saldos do FGTS para seus usuários, contando com mais de 1 milhão de clientes ativos em mais de 5,3 mil municípios. A empresa implementa diversas medidas de segurança para garantir a tranquilidade de seus usuários.
Isso engloba a utilização de biometria passiva 3D, a aplicação de mais de 300 pontos de verificação eletrônicos na proposta submetida e a realização de um monitoramento rigoroso dos mais de 30 mil profissionais cadastrados em sua plataforma. Para os usuários abrangidos pelo Estatuto do Idoso, uma camada extra de segurança é incorporada, requerendo uma videochamada para elucidar todos os detalhes da proposta em discussão.
Proteção ao consumidor
Recentemente, um projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com o objetivo de reforçar a proteção do consumidor contra práticas abusivas na contratação de produtos, serviços ou crédito bancário. Essa iniciativa tem como objetivo principal proteger grupos vulneráveis, como aposentados, pensionistas, servidores públicos, idosos, analfabetos, doentes ou pessoas em situação de fragilidade.
O projeto impõe a proibição de adquirir produtos e serviços através de chamadas telefônicas, aplicativos de mensagens ou outras plataformas digitais sem a autorização do consumidor, exceto quando realizada por meio do aplicativo oficial da instituição financeira, utilizando uma senha eletrônica exclusiva.