Bolsa Família: CRAS emite convocação nacional para quem deseja continuar no programa

A Prefeitura de Resende, através da Diretoria do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, está atualmente promovendo uma convocação de grande importância para os beneficiários do programa.

Esta convocação nacional visa assegurar que os inscritos no Bolsa Família cumpram rigorosamente as condicionalidades estipuladas, com o intuito de evitar a perda deste benefício essencial para muitas famílias em situação de vulnerabilidade.

Veja mais: Surpresa No Bolsa Família? Entenda Se O Banco Pode Usar O Dinheiro Para Pagar Suas Dívidas

O prazo estabelecido para o cumprimento da primeira vigência das condicionalidades de saúde é até o dia 26 de abril. Este requisito inclui uma série de ações, tais como comparecimento à Unidade de Saúde da Família do bairro de residência, levando crianças menores de 7 anos para a atualização da caderneta de vacinação, além da pesagem das mulheres entre 14 e 44 anos.

As regras condicionais estabelecidas são variadas e abrangem diferentes aspectos da vida familiar. Desde a manutenção da frequência escolar mínima de crianças e adolescentes até o acompanhamento nutricional das crianças menores de 6 anos, a atualização da carteira de vacinação e o acompanhamento pré-natal para gestantes.

Calendário

O procedimento de pagamento do Bolsa Família segue um calendário organizado pela Caixa Econômica Federal, com depósitos escalonados de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

  • NIS de final 1: dia 17 de abril;
  • NIS de final 2: dia 18 de abril;
  • NIS de final 3: dia 19 de abril;
  • NIS de final 4: dia 22 de abril (antecipado para o sábado 20);
  • NIS de final 5: dia 23 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril;
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 29 de abril (antecipado para o sábado 27);
  • NIS de final 0: dia 30 de abril.

Este calendário é para garantir que os beneficiários recebam seus pagamentos de forma organizada e eficiente, contribuindo assim para a estabilidade financeira das famílias que dependem deste auxílio.

Novos bloqueios do Bolsa Família para o ano de 2024

Estes bloqueios são parte de um processo de averiguação cadastral do Cadastro Único (CadÚnico), com o objetivo de identificar famílias em situação de irregularidade ou com dados desatualizados. Para evitar estes bloqueios e garantir a continuidade do benefício, é essencial que os beneficiários mantenham seus dados sempre atualizados junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Caso o benefício seja bloqueado, os beneficiários têm um prazo de 60 dias após o bloqueio para comparecer ao CRAS e regularizar sua situação cadastral. Após esta regularização, a família volta a receber o Bolsa Família e tem direito às parcelas retroativas do benefício.

Portanto, a importância do acompanhamento das condicionalidades não pode ser subestimada. Este acompanhamento proporciona acesso a serviços essenciais de saúde e educação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.