Declarar seu carro no Imposto de Renda 2024 pode parecer complicado à primeira vista, mas com o passo a passo certo, você pode realizar essa tarefa sem dificuldades. Se você realizou qualquer transação envolvendo um carro, moto ou caminhão em 2023, ou se simplesmente continua com o mesmo veículo motorizado já declarado anteriormente, é importante incluir essas informações na sua declaração de imposto de renda.
Saiba mais: Brasil Terá Carros Da BMW Que Carregam Na Tomada De Casa; Veja Os Detalhes
As informações relativas a essas transações devem ser inseridas no campo ‘Bens e Direitos’. É importante lembrar que qualquer bem que você próprio possua, incluindo seu veículo, não deve ser declarado como uma dívida, mas sim como um bem e direito.
Ariane Marta, contadora e diretora da consultoria Brascnt Contabilidade, ressalta: “Tudo que o próprio bem é garantia, não se lança como dívida. Você lança como bem e direito”.
Saiba como funciona
Para veículos adquiridos por financiamento, o valor a ser declarado é o valor efetivamente pago até o momento da declaração, não sendo necessário considerar correções monetárias ou atualizações. Se o veículo foi adquirido por meio de financiamento com prestações variáveis, como consórcio ou leasing, o valor pago ano a ano deve ser somado para compor o custo total.
Ao abrir a seção ‘Bens e Direitos’ no formulário do Imposto de Renda 2024, você deve selecionar o código correspondente ao bem que está declarando. Para veículos automotores terrestres, como carros, motos ou caminhões, o código a ser selecionado é o 01, pertencente ao Grupo 2 – Bens Móveis.
É importante indicar na declaração que o bem é financiado e informar o valor efetivamente pago até 31 de dezembro do ano anterior. Se o financiamento ainda estiver em andamento, você deve declarar apenas o valor das parcelas pagas até então, incluindo os juros do financiamento.
Luciana Ikedo, planejadora financeira, aconselha: “Ao lançar um carro financiado na declaração do Imposto de Renda, é importante considerar que o carro deve ser lançado como um ativo, ou seja, como um bem que você possui.
Se o financiamento foi quitado no ano anterior, você deve informar o valor total pago, incluindo entrada, prestações e demais despesas. Caso o veículo tenha sido adquirido no ano anterior, você deve informar o valor das prestações pagas naquele ano no campo ‘Situação em 31/12/2022’. Se ele foi comprado em 2023, esse espaço deve ficar em branco.
Quando você está declarando um bem pela primeira vez, seja ele um imóvel ou um veículo, deve abrir uma aba “Nova” na seção de ‘Bens e Direitos’. No campo “Descrição”, é importante incluir dados como CPF ou CNPJ do vendedor ou instituição financiadora.