Os pagamentos referentes ao mês de dezembro do Programa Bolsa Família vão começar no dia 11, já com a primeira antecipação prevista, e continuarão ao longo dos próximos dias úteis, até o dia 22 deste mês.
As famílias beneficiárias estão recebendo os valores de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada uma, seguindo o mesmo método adotado nos meses anteriores.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa de transferência de renda, vai distribuir os beneficiários confirme o número final do NIS, na ordem de 1, 2, 3, 4 e 5, 6, 7, 8, 9 e 0.
Contudo, o aplicativo Caixa Tem, operado pela Caixa Econômica Federal e responsável por realizar a maioria dos pagamentos para as mais de 20 milhões de famílias beneficiárias do programa, tem apresentado problemas. Isso tem causado transtornos aos beneficiários que tentam consultar as informações de pagamento e também àqueles que buscam consultar o benefício deste mês.
As falhas no aplicativo geralmente ocorrem logo na fase inicial, quando o beneficiário do Bolsa Família tenta realizar o login. Nesses casos, após inserir o CPF e senha e clicar em “Continuar”, o aplicativo exibe apenas uma tela em branco com uma mensagem de erro. Diante dessa situação, muitos beneficiários têm ficado confusos e preocupados, questionando se foram bloqueados ou até mesmo excluídos do programa.
Além disso, há relatos de famílias que conseguem acessar o aplicativo e fazer o login corretamente, porém, ao selecionar a opção “Bolsa Família” para verificar informações como a data de recebimento e o valor a ser liberado, o Caixa Tem apresenta a seguinte mensagem: “Dados não disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde.”
Contudo, é crucial esclarecer que, apesar dos problemas enfrentados com o aplicativo Caixa Tem, os pagamentos do Bolsa Família referentes a dezembro vão ser liberados normalmente.
É importante ressaltar que as dificuldades enfrentadas pelo aplicativo não têm relação com o programa em si e, portanto, não implicam em bloqueio ou cancelamento dos benefícios.
É provável que os problemas estejam relacionados ao alto fluxo de acessos ao aplicativo durante esse período do mês.
Por isso, é recomendável que os beneficiários utilizem outras alternativas até que os responsáveis pelo aplicativo identifiquem a origem das falhas e normalizem a situação, o que deve ocorrer em breve.
Dessa forma, para verificar informações de pagamento, é possível recorrer ao aplicativo oficial do Bolsa Família, que continua funcionando sem interrupções. Quanto ao recebimento dos benefícios, os beneficiários podem utilizar caixas eletrônicos ou casas lotéricas, caso possuam cartões do programa, ou dirigirem-se a uma agência física do banco e explicarem a situação, já que os pagamentos também podem ser realizados pessoalmente.
Calendário do Bolsa Família dezembro:
- NIS de final 1 – depósito na conta em 11 de dezembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 09/12);
- NIS de final 2 – depósito na conta em 12 de dezembro;
- NIS de final 3 – depósito na conta em 13 de dezembro;
- NIS de final 4 – depósito na conta em 14 de dezembro;
- NIS de final 5 – depósito na conta em 15 de dezembro;
- NIS de final 6 – depósito na conta em 18 de dezembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/12);
- NIS de final 7 – depósito na conta em 19 de dezembro;
- NIS de final 8 – depósito na conta em 20 de dezembro;
- NIS de final 9 – depósito na conta em 21 de dezembro;
- NIS de final 0 – depósito na conta em 22 de dezembro.
não mexer no aplicativo bolsa família