Bolsa Família de abril: Governo anuncia as cidades que irão receber antecipadamente
A partir do dia 17 de abril, os beneficiários do Bolsa Família poderão contar com a antecipação do pagamento em diversas cidades brasileiras. Essa medida se dá em resposta a situações de emergência e calamidade pública reconhecidas pelo Governo Federal, impactando diretamente mais de 100 municípios afetados por desastres naturais. Vamos entender em detalhes o que esperar para o próximo mês e quais cidades serão beneficiadas com essa iniciativa.
Quem será beneficiado pela antecipação?
As situações de emergência ou calamidade pública, como fortes chuvas e alagamentos, são os critérios utilizados pelo Governo Federal para liberar o pagamento antecipado do Bolsa Família. Para o mês de abril, mais de 100 municípios brasileiros estão na lista para receber os benefícios de forma antecipada, além de outras facilidades, como o saque sem necessidade de cartão ou documentos em alguns casos.
Lista das cidades com Bolsa Família antecipado em abril
Embora a lista completa das cidades ainda não tenha sido divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), já é possível identificar alguns municípios que receberão o pagamento do Bolsa Família antecipadamente em abril. Entre eles, destacam-se:
- 39 cidades na Bahia;
- 19 municípios do Acre;
- 32 cidades no Rio Grande do Sul;
- 9 cidades do Rio de Janeiro;
- 9 cidades de Roraima.
Desbloqueio e pagamento de parcelas retroativas
Além do pagamento antecipado, a folha do Bolsa Família para abril inclui a liberação de parcelas retroativas para as famílias unipessoais que foram desbloqueadas no sistema. Este grupo é formado por beneficiários que atualizaram seus dados após 10 de fevereiro e antes de 15 de março, garantindo assim a continuidade do auxílio.
Calendário de pagamento do Bolsa Família em abril
Para abril, além do retorno do Auxílio Gás, os pagamentos se iniciam no dia 17 para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1, estendendo-se até o dia 30 de abril, para aqueles com NIS terminado em 0. Os pagamentos serão realizados seguindo a ordem numérica do NIS:
- NIS 1: 17 de abril;
- NIS 2: 18 de abril;
- NIS 3: 19 de abril;
- NIS 4: 22 de abril (antecipado para o sábado anterior);
- NIS 5: 23 de abril;
- NIS 6: 24 de abril;
- NIS 7: 25 de abril;
- NIS 8: 26 de abril;
- NIS 9: 29 de abril (antecipado para o sábado anterior);
- NIS 0: 30 de abril.
A antecipação do calendário para abril já está confirmada e trará um alívio para muitas famílias em situação vulnerável afetadas por desastres naturais em todo o país. É importante que os beneficiários fiquem atentos aos prazos e às listas divulgadas pelo MDS, além de verificar as condições especiais para saque e atualização cadastral nas regiões afetadas.