O auxílio Vale-Gás, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), tornou-se uma fonte de suporte para milhões de brasileiros desde sua implementação durante o governo Bolsonaro em 2020.
Projetado para atender às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, este benefício desempenha um papel fundamental na redução dos desafios enfrentados por aqueles que lutam para garantir suas necessidades básicas.
Veja também: Cesta Básica Do Bolsa Família: Veja Como Receber E Valores
O próximo pagamento do Vale-Gás está agendado para o mês de abril, uma expectativa que muitos aguardam com ansiedade, dada a importância desse apoio contínuo.
Como receber o benefício
Para ser elegível para receber o Vale-Gás, as famílias devem ter uma renda familiar per capita mensal que não ultrapasse R$ 706,00, a presença de um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou ser vítima de violência doméstica. Além disso, famílias mais numerosas têm maiores chances de serem contempladas com o benefício, reconhecendo assim a necessidade proporcional de assistência.
Os pagamentos do Vale-Gás são distribuídos a cada dois meses, seguindo o calendário do Programa Bolsa Família. Embora neste mês de março não esteja previsto o repasse do benefício, já que ocorreu no mês anterior, os beneficiários aguardam com expectativa o próximo ciclo de pagamentos, previsto para abril.
- Final do NIS 1: 17/04
- Final do NIS 2: 18/04
- Final do NIS 3: 19/04
- Final do NIS 4: 22/04
- Final do NIS 5: 23/04
- Final do NIS 6: 24/04
- Final do NIS 7: 25/04
- Final do NIS 8: 26/04
- Final do NIS 9: 29/04
- Final do NIS 0: 30/04
É importante destacar que o valor do benefício, definido em R$ 102 por distribuição, é calculado com base em uma pesquisa que monitora o preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg.
Canais de atendimento
Para garantir que os beneficiários possam acessar as informações relevantes e verificar seus saldos, diversas opções de consulta estão disponíveis, incluindo o aplicativo do Bolsa Família, o Caixa Tem e o Portal Cidadão Caixa. Além disso, canais de atendimento telefônico estão disponíveis para esclarecer dúvidas e fornecer suporte adicional, reforçando assim o compromisso em garantir que aqueles que mais precisam recebam assistência de forma eficaz.