Utilizar o cartão de crédito de maneira consciente e responsável é uma necessidade que se torna cada vez mais urgente dentre os consumidores brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa eCred, descobriu-se que 47% dos brasileiros possuem pelo menos quatro cartões de crédito. O estudo aponta para uma realidade preocupante: o cartão de crédito, se mal utilizado, pode ser uma fonte de estresse financeiro e endividamento.
Ter um cartão de crédito com um bom limite de compras, que permita o acúmulo de pontos para trocas futuras e que ofereça outras vantagens é, indubitavelmente, o desejo de qualquer pessoa. No entanto, a má gestão do cartão pode levar a uma série de problemas financeiros. Uma compra impensada, um gasto não planejado, podem facilmente transformar o cartão de crédito de facilitador para vilão da saúde financeira.
Os perigos do cartão de crédito
Com os juros mais elevados do mercado, o cartão de crédito é apontado como a principal fonte de endividamento dos brasileiros. A facilidade de acesso a esse tipo de crédito, cujo limite é, muitas vezes, superior à renda do consumidor, combinada com a alta taxa de juros, pode levar ao descontrole financeiro.
De acordo com Marco André Ramos, coordenador pedagógico dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), essa realidade gera preocupação. Em seu ponto de vista, com o cenário atual de desemprego elevado e economia ainda em recuperação após a pandemia, a situação pode se tornar ainda mais delicada. (via: Portal Unit)
Como evitar o endividamento?
A recomendação dos especialistas em finanças é que sejam tomados cuidados redobrados no uso do cartão de crédito, principalmente em momentos de dificuldades financeiras. Uma das estratégias sugeridas é a de que o uso do cartão de crédito deve ser restrito a casos específicos. Compras por impulso ou gastos desnecessários podem ser evitados por meio de uma avaliação cuidadosa da real necessidade da aquisição e do seu impacto no orçamento pessoal.
Apoiando-se nesse estudo, conclui-se que o uso consciente do cartão de crédito é fundamental para a manutenção de uma saúde financeira estável. O cartão de crédito não é vilão, mas a sua utilização requer responsabilidade e planejamento.