Uma revolução tem ocorrido no setor financeiro e, provavelmente, você tem feito parte dela. Adotar o pagamento por aproximação tem parecido cada vez mais natural para os consumidores. Segundo dados do Banco Central, em 2022, 79% das transações financeiras foram realizadas através de smartphones. Para se ter uma ideia, há alguns anos, em 2016, esse percentual se limitava a apenas 9%.
Vários fatores têm contribuído para esse aumento significativo. A evolução tecnológica, o surgimento de leis e regulamentações mais adequadas, mas também, a aceleração deste processo devido aos efeitos do distanciamento social, provocado pela pandemia de Covid-19.
O que está por trás dessa tendência?
A tecnologia NFC (Near Field Communication), ou “comunicação por proximidade”, é o que permite a existência dessas transações. Por meio de uma conexão sem fio de curto alcance, essa tecnologia facilita a troca de dados entre dispositivos compatíveis, possibilitando as transações financeiras sem a necessidade de contato físico direto.
Engana-se quem pensa que essa tecnologia está presente somente nas transações financeiras. O NFC também é utilizado para identificação com credenciais e sincronização automática de dispositivos, como crachás de identificação, cartões de transporte e etiquetas.
Principais bancos que utilizam o NFC e como habilitar
Diversas instituições bancárias aderem à forma de pagamento por meio da tecnologia NFC. Confira abaixo algumas delas e o passo a passo de como habilitar a função:
Nubank
O pagamento por aproximação Nubank é uma das facilidades de quem adere ao “cartão roxinho”. Os cartões emitidos a partir de novembro de 2018 contam com a tecnologia NFC, oferecendo uma forma simples e rápida de pagar as compras.
- Para usar o contactless, é preciso usar o cartão do jeito comum (inserção na maquininha) ao fazer a primeira compra e, então, autorizar o pagamento por aproximação;
- Para autorizar, basta habilitar a opção na sessão de cartões do aplicativo Nubank;
- Se quiser, o cliente consegue desabilitar esse tipo de pagamento, ajustando as configurações no aplicativo.
Via: Melhor Dinheiro.
Itaú
No Itaú, o cliente pode registrar uma carteira digital para fazer pagamentos virtuais usando diferentes aplicativos: Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay e PayPal. O pagamento por aproximação Itaú é feito com o celular ou cartão e é necessário ter o aplicativo do banco instalado no aparelho para conseguir autorizar esse tipo de operação.
Via: Melhor Dinheiro.
Banco do Brasil
O Bando do Brasil também disponibiliza essa possibilidade para seus clientes. Você pode utilizar pulseiras, Samsung Pay, Google Pay, Apple Pay e cartão.Basta entrar em contato com o banco para descobrir quais opções estão disponíveis para você.
Via: Melhor Dinheiro.
Santander
O pagamento por aproximação Santander oferece diversas possibilidades para o cliente do banco, que pode escolher usar uma pulseira, um adesivo ou tag de relógio. O cliente escolhe se quer apenas função crédito ou débito, as duas funções ou múltiplo. Para usar, é só identificar a máquina que aceita o Santander Pass e fazer a aproximação.
Via: Melhor Dinheiro.
Ao aderir a essa modalidade de pagamento, além de prático e rápido, o processamento de pagamentos por aproximação tem tudo para se tornar cada vez mais popular. Seja você também parte desta revolução tecnológica e financeira.