Como saber se o BPC foi liberado: saiba consultar pelo seu CPF
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é garantido pelo INSS e assegura o pagamento de um salário mínimo mensal ao idoso a partir de 65 anos e à pessoa com deficiência de qualquer idade. Esse benefício é direcionado, principalmente, para quem tem impedimentos intelectuais, sensoriais ou físicos e não têm plena capacidade de convívio em sociedade.
Vale lembrar que, diferente das aposentadorias, o BPC não exige contribuição prévia ao INSS, nem concede direito a pensão por morte ou pagamento de décimo terceiro.
LOAS e BPC são a mesma coisa?
A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é uma lei que estabelece as regras gerais da assistência social no Brasil. Essa lei, entre outras coisas, regulamenta o BPC e define quem pode ter direito ao benefício. Portanto, podemos dizer que LOAS e BPC não são a mesma coisa, mas o BPC está inserido dentro da LOAS.
Como solicitar o BPC?
Para solicitar o BPC é preciso acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e seguir as instruções referentes a um novo pedido de “benefício assistencial”. O requerente também pode buscar informações e apoio nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
No entanto, para acessar o BPC, é necessário que a família esteja cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico), esse cadastro será utilizado para a verificação das informações do requerente e de sua família.
Como consultar o BPC pelo Meu INSS?
Após a solicitação do BPC, é possível verificar o status do pedido através do aplicativo Meu INSS. Basta fazer login e selecionar a opção “Meus benefícios”. No aplicativo também é possível acompanhar o andamento das solicitações, agendar avaliações médicas e sociais, além de enviar e receber documentos.
Consulta do BPC por telefone e CPF
Além da consulta pelo Meu INSS, o beneficiário também pode consultar o status do BPC através da central de atendimento da previdência social pelo telefone 135 ou pelo site, informando o CPF. Ainda há a opção de consulta pelo Portal da Transparência utilizando o nome do beneficiário.
Uma vez aprovado o benefício, o valor será disponibilizado numa agência bancária próxima. Para realizar o saque é necessário apresentar um documento original com foto.