Caixa Tem: lista dos benefícios por CPF a serem pagos em março
A Caixa Econômica Federal divulgou que os beneficiários já têm acesso à consulta do saldo dos benefícios distribuídos através do Caixa Tem. Para o mês atual, estão previstos dois recursos de grande importância. O Caixa Tem atenderá duas categorias distintas de beneficiários em março.
O primeiro conjunto é formado por indivíduos vulneráveis inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que serão contemplados com o auxílio básico de R$ 600 pelo Bolsa Família. O segundo grupo abrangido pelo Caixa Tem consiste nos trabalhadores elegíveis ao PIS/PASEP com base no período de trabalho em 2022.
Bolsa Família
As famílias que recebem o Bolsa Família devem satisfazer requisitos específicos relacionados à saúde e educação, como acompanhamento pré-natal, adesão ao calendário nacional de vacinação, monitoramento do estado nutricional das crianças e garantia de frequência escolar mínima. É fundamental manter o Cadastro Único atualizado, no mínimo a cada 24 meses.
PIS/PASEP
Também por meio do Caixa Tem, também será efetuado o pagamento do PIS/PASEP, direcionado aos trabalhadores do setor privado e público, respectivamente. No mês de março, o abono salarial será concedido aos trabalhadores nascidos em fevereiro. O calendário de pagamentos teve início em 15 de fevereiro e se estenderá até 15 de agosto.
Veja também: Descubra seu PIS em segundos com apenas seu CPF
O prazo para saque do abono é até o dia 27 de dezembro deste ano. Para ter direito ao PIS/PASEP, é preciso preencher os seguintes requisitos:
- Estar inscrito nos programas há pelo menos cinco anos,
- Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias consecutivos (ou não),
- Ter recebido até dois salários mínimos
- Manter os dados trabalhistas atualizados na relação anual de informações sociais (RAIS).
Outro benefícios confirmados para março
Além dos benefícios acima, outros também poderão ser sacados em março. Veja:
CadÚnico
Criado por meio do decreto nº 3.887 em 2001, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, também chamado de Cadastro Único, visa caracterizar e localizar as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, utilizando os dados fornecidos diretamente pelos cidadãos.
O registro é feito pessoalmente, em um local de atendimento na área de residência da família, como nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Caixa Tem
Em 2020, a Caixa Econômica Federal lançou o aplicativo Caixa Tem com o propósito de possibilitar que os beneficiários de auxílios sociais e trabalhistas administrem suas contas poupança social. O aplicativo está acessível para dispositivos Android e iOS, sendo aberto para qualquer pessoa criar uma conta.